Prefeitura Municipal aumenta investimentos em EPIs para funcionários da área da Saúde durante pandemia do coronavírus

Em 2019, valor gasto em EPI foi de R$ 40 mil. Decorridos 4 meses do ano de 2020, valor investido triplicou.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto vem adotando diversas medidas para evitar a disseminação do Covid-19, o novo coronavírus. Uma das plataformas da Administração Municipal para evitar maiores casos é o investimento na área da Saúde para a aquisição de medicamentos, equipamentos e materiais para combater a doença. Porém, a Administração Municipal também está atenta à Saúde dos funcionários envolvidos nos trabalhos de combate ao coronavírus.

No ano de 2019, a Prefeitura Municipal investiu cerca de R$ 40 mil reais em EPIs para uso nos atendimentos cotidianos nas unidades de saúde. Decorridos pouco mais de 4 meses do ano de 2020, a Administração Municipal investiu um valor aproximado de R$ 129 mil reais para a aquisição de equipamentos de proteção individual, mais que o triplo do ano de 2019 inteiro.

Dentre os itens adquiridos foram compradas máscaras descartáveis e PFF2, álcool liquido e gel, macacões de segurança, óculos de segurança, aventais descartáveis e de PVC, protetores faciais, luvas em látex, e tecidos para confecção de mascaras, dentre outros.

Todos os equipamentos se encontram disponíveis para os funcionários da área da Saúde, não havendo nenhuma falta, conforme mensagens caluniosas que têm sido divulgadas nas redes sociais.

O que ocorreu, em um determinado momento, foi a dificuldade de se encontrar máscaras descartáveis disponíveis no mercado, porém, a Secretaria Municipal de saúde, para evitar o desabastecimento das unidades, adquiriu as máscaras PFF2 em maior quantidade.

Além disso, estão sendo entregues às unidades, máscaras de tecido confeccionadas no próprio município. Inclusive, foi realizada, recentemente, a compra de mais tecidos para dar continuidade à confecção de mais máscaras.

A Prefeitura Municipal ressalta que vem trabalhando continuamente para evitar a disseminação do Covid-19 em Pereira Barreto, adotando diversas medidas a agindo rapidamente, inovando nas estratégias de combate, além de manter investimentos para proteger toda a população.