Termina hoje a 1ª etapa da campanha de vacinação contra o Sarampo

Compartilhe:

Em Pereira Barreto cerca de 600 pessoas procuraram as Unidades de Saúde.

Termina nesta sexta-feira (13) a 1ª etapa da campanha nacional de vacinação contra o Sarampo. Em Pereira Barreto cerca de 600 pessoas compareceram nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), mais apenas 80 receberam a dose da vacina, fato ocorrido pois as demais estavam com a caderneta de vacinação em dia. A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para que levem as crianças que ainda não receberam a dose da vacina até a UBS mais próxima. Vale lembrar que a vacina deve ser tomada por pessoas com idade entre 5 e 19 anos, quem já tomou as duas doses não precisa se vacinar. A vacina tríplice viral, além de imunizar a pessoa contra o Sarampo, também a deixa imune contra a Caxumba e a Rubéola.

O Sarampo é uma Infecção viral grave para crianças pequenas, mas de fácil prevenção por meio de vacina. A doença se espalha pelo ar por gotículas respiratórias produzidas ao tossir ou espirrar. Os sintomas do sarampo aparecem apenas de 10 a 14 dias após a exposição. Eles incluem tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas. Não há tratamento para se livrar de uma infecção de sarampo estabelecida, mas antitérmicos vendidos sem prescrição médica ou vitamina A podem aliviar os sintomas.

O Sarampo voltou a circular no Brasil devido as migrações e as viagens internacionais, já que o vírus ainda circula em várias regiões da Europa e da América, assim o vírus acabou sendo importado e com a baixa imunização do brasileiro que decaiu nos últimos anos, também foi um fator para a volta dessa doença que estava erradicada, por isso a importância da vacinação.

As pessoas da faixa etária e que ainda não se vacinaram deve procurar sua UBS ainda nessa sexta-feira, munidas com a caderneta de vacinação.

Confira os locais e horários de atendimentos da UBSs:

UBS III “Dr. Dermival Franceschi (Postão), rua Dermival Franceschi nº 1826, Centro. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

UBS “Dr. José Alexandrino Filho”, rua Dom Pedro II s/nº, SEAC. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

UBS “Dr. Nildo Neri de Oliveira”, rua Yukio Akyama s/nº, COHAB. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

UBS “Celestino de Carvalho”, rua Benigno Lopes s/nº, Jardim Ipê. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

UBS “Antônio Domiciano Barboza”, rua Dr. Dermival Franceschi nº 864, Lapinha. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

UBS “Valter Gatti”, rua Cel. Basileu Estrela s/nº, Nova Veneza. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *