Reunião definiu a realização do 17º Festival de MPB de Pereira Barreto

Festival retorna ao calendário de eventos do município.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto confirmou a volta do Festival de Música Popular Brasileira ao calendário de eventos do município. Após uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira (29) com os integrantes da Secretaria de Turismo e Cultura, ficaram definidos os detalhes do evento, que não era realizado desde 2015 em Pereira Barreto. A reunião foi realizada no Centro Cultura do bairro Vila Marão.

O 17º Festival de MPB de Pereira Barreto será realizado de 16 a 19 de Maio, na Praça da Bandeira “Com. Jorge Tanaka”. O regulamento do 16º Festival de MPB está previsto para ser publicado no site oficial da Prefeitura Municipal nesta sexta-feira (2 de Fevereiro). As inscrições serão abertas no dia 15 de Fevereiro e vão até o dia 29 de Março, e deverão ser realizadas via e-mail, contendo todas as informações necessárias do participante, que estarão disponíveis no regulamento do Festival.

Após o fechamento das inscrições, serão escolhidas as 20 melhores músicas através de uma triagem que será realizada de 10 a 12 de Abril, na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”. Os intérpretes das músicas selecionadas para participarem do Festival receberão uma ajuda de custo, conforme comprovante de residência, num raio de distância com as seguintes quilometragens:

– classificados de Pereira Barreto: R$ 150,00 (centro e cinquenta reais)

– distantes até 300 km – R$ 200,00 (duzentos reais)

– distantes 301 km até 600 km – R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais)

– distantes 601 km até 1000 km – R$ 500,00 (quinhentos reais)

– acima de 1000 km – R$ 700,00 (setecentos reais)

Nesta edição, o Festival de MPB contará apenas com a competição na Categoria Nacional, porém no primeiro dia de festival, no dia 16 de Maio, os músicos de Pereira Barreto inscritos se apresentarão em uma noite especial, em busca de seis vagas para a categoria nacional. Eles se juntarão aos outros 20 classificados na triagem que será realizada em Abril. A programação do 17º Festival de MPB será a seguinte:

– 16/05: Noite de Classificação dos seis músicos de Pereira Barreto

– 17/05: Abertura Oficial do Festival de MPB, com a Orquestra Popular Caipira e treze apresentações dos intérpretes;

– 18/05: Segunda noite de Festival de MPB, com treze apresentações restantes e anúncio dos dez finalistas e show com a Orquestra de Sopros e Percussão da FACMOL;

– 19/05: Final do 17º Festival de MPB, premiação e show de encerramento com cantor a ser definido.

O 17º Festival de MPB contará com três níveis de premiação: Categoria Nacional, Melhor Música Local, Melhor Intérprete Local e Aclamação Popular, com os seguintes valores:

– Categoria Nacional:

1º Lugar – R$ 6 mil

2º Lugar – R$ 4 mil

3º Lugar – R$ 2 mil

– Melhor Música Local: R$ 1,5 mil

– Melhor Intérprete Local: R$ 1,5 mil

– Aclamação Popular: R$ 1 mil.

O resgate do Festival de MPB de Pereira Barreto tem por finalidade aprimorar e desenvolver a cultura musical, incentivar a música popular brasileira, valorizar os adeptos da música, descobrir novos talentos e aumentar o intercâmbio artístico-cultural. Músicos renomados no cenário nacional vêm de todos os cantos do país, para participar do evento e divulgar o seu trabalho. Em breve a Secretaria de Turismo e Cultura divulgará o show de encerramento do Festival de MPB.