Prefeitura Municipal de Pereira Barreto adota diversas medidas em buscas de prevenção a pandemia do Coronavírus

Administração Municipal no entanto destaca que o apoio da população é fundamental para evitar que o Covid-19 circule pelo município.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através de suas secretarias municipais, adotou diversas medidas para prevenir o contágio da população pelo Covid-19, o Coronavírus. No início desta semana, o Prefeito Joãozinho convocou uma reunião emergencial com secretários, assessores, diretores e chefes de setores para avaliar a situação em Pereira Barreto e as Secretarias tomarem suas medidas. Até o fechamento desta matéria, existem quatro casos suspeitos de contágio pelo Covid-19.

Por conta disso, a Prefeitura Municipal irá publicar nesta quarta-feira (18) o Decreto Nº 5.357, que altera o horário do expediente da Prefeitura Municipal em todos os prédios públicos, exceto aos ligados à Secretaria Municipal de Saúde. Portanto, o horário de expediente passa a ser 7h às 13h, sem interrupção. O horário de atendimento ao público também foi alterado e passa a ser das 10h às 13h.

Os servidores públicos municipais acima de 60 anos de idade estão dispensados de comparecerem ao respectivos locais de trabalho, até a data da revogação do decreto, devendo entretanto, dentro do possível desempenhar suas atribuições em serviços “home office”.

A Secretaria Municipal de Educação já determinou a suspensão das aulas da Rede Municipal de Ensino a partir da próxima segunda-feira (23). Nesta semana, as unidades escolares municipais continuam abertas, porém, com atividades facultativas, ou seja, os pais e responsáveis pelos alunos podem optar por levar ou não seus filhos às escolas municipais, já que não serão contabilizadas faltas nesta semana. A recomendação, no entanto, é para que todos fiquem em suas casas.

A Assessoria de Desenvolvimento Econômico, onde funciona o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), também mudou seu esquema de atendimento. Agora o atendimento presencial no local será feito apenas com agendamento prévio. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico está estimulando os trabalhadores a utilizarem os serviços digitais e online para a emissão de carteiras de trabalho (CTPS), a solicitação de seguro desemprego e a intermediação de mão de obra. A Carteira de Trabalho Digital pode ser baixada nas lojas de aplicativos para Android e IOS. Já o Seguro Desemprego pode ser solicitado na Carteira de Trabalho Digital ou pelo aplicativo SINE Fácil, ambos disponíveis nas lojas de aplicativos para Android e IOS. Maiores informações sobre cadastramento de conta, login e senha, podem ser consultadas no site do Emprega Brasil https://empregabrasil.mte.gov.br/ .  

Quem encontrar dificuldades em realizar os procedimentos, pode solicitar o atendimento na Assessoria de Desenvolvimento Econômico por agendamento. Os agendamentos podem ser realizados pelos telefones (18)3704–4373, (18)3746-1000 ou (18)3704–2128. Outra medida adota pela pasta em reunião com os feirantes foi a suspensão da Feira da Lua nesta e na próxima semana. A feira é realizada às quartas-feiras. A Feira de Sábado, até o momento, está confirmada para ser realizada normalmente.

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura já determinou a suspensão das atividades no Centro Cultural do bairro Vila Marão, onde estavam sendo ministrados diversos cursos, agendamentos na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”, a realização do Projeto “Cinema no Bairro” e do Cinema do Ponto MIS. Além disso, nas dependências da Praia Municipal “Pôr do Sol”, o playground, o Aquário Municipal, pista de Skate e a área de camping já estão fechadas. O aluguel dos quiosques, cantinas e reservas das mesas, bem como seus usos, mesmo que apenas para pequenas reuniões estão proibidos, afim de evitar aglomerações. A partir da próxima segunda-feira (23) o acesso à Praia Municipal com veículos também será interrompido, permanecendo os portões do local fechados, até segunda ordem.

A Secretaria Municipal de Assistência Social terá suas atividades gradualmente suspensas a partir desta sexta-feira (19), até a suspensão completa na próxima segunda-feira (23) por tempo indeterminado. Ficam compreendidas como atividades coletivas, as oficinas, grupos, palestras e demais atividades comunitárias ofertadas nos Serviços e Programas nos locais de execução direta e da rede indireta. Maiores detalhes estão disponíveis no Decreto Nº 5.357, publicado nesta quarta-feira (18) no Diário Oficial Eletrônico de Pereira Barreto.

Já a Secretaria Municipal de Saúde, adotou um plano emergencial para o fluxo de atendimento. Na Unidades Básicas de Saúde (UBS), ficou determinada a interrupção de atendimento agendados até o dia 15 de abril, porém, o atendimento ficará aberto para livre demanda e interrupção de realização de grupos de orientação da hipertensão, diabetes e para gestantes.

Os pacientes com sintomas respiratórios serão encaminhados para atendimento em uma sala reservada e já no primeiro contato será ofertada máscara. O paciente classificado como suspeito durante o acolhimento será encaminhado para atendimento médico, verificada a necessidade de coleta de amostra para diagnóstico. Após isso, o paciente deverá ser encaminhado para sua residência. O procedimento será realizado em formato “Home Office”, com a coleta de material sendo realizada em casa.

A UBS que recebeu o paciente deverá preencher ficha completa (a exemplo da ficha SINAN) do mesmo, incluindo histórico de viagem e atenção especial aos comunicantes idosos e enviar imediatamente para Vigilância Epidemiológica.

Os atendimentos odontológicos agendados também estão suspensos até o dia 14 de Abril. Os atendimentos serão realizados somente em casos de emergência em pacientes sem sintomas respiratórios.

Os prazos de validade das receitas de hipertensão e diabetes (exceto medicamentos de Farmácia Popular) serão prorrogados por mais trinta dias. Para isso, basta o cidadão procurar sua UBS. Já a renovação de Alto Custo será realizada por intermédio do farmacêutico da UBS, dispensando assim a necessidade da presença do paciente em consulta médica.

Já os atendimentos no Centro de Especialidades serão mantidos, porém, a agenda será reorganizada para não haver aglomeração. Os pacientes serão agendados com intervalo maior entre os horários.

A Prefeitura Municipal salienta ainda e reforça que para a prevenção e contágio pelo Covid-19 ser realmente eficiente é necessária a colaboração de toda a população, evitando ao máximo se expor e evitar aglomerações. A Administração Municipal criou um portal para orientar a população quanto ao Coronavírus com todas as informações, inclusive com um plantão em tempo real das medidas que estão sendo adotadas pelas secretarias e também informando sobre casos suspeitos em Pereira Barreto: https://coronavirus.pereirabarreto.sp.gov.br/

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]