Prefeito Joãozinho convoca reunião com secretariado para debater situação do Coronavírus em Pereira Barreto

Escolas da Rede Municipal de Ensino estarão com aulas suspensas a partir do dia 23 de Março, sendo facultativas nesta semana.

O Prefeito da Estância Turística de Pereira Barreto, Joãozinho, convocou uma reunião emergencial na manhã desta segunda-feira (16) para adotar medidas para prevenir o contágio por Covid-19, o Coronavírus. Estiveram presentes à reunião parte do secretariado municipal, com a presença de secretários, diretores, assessores e chefes de setores da municipalidade, além de representantes da Santa Casa da Misericórdia de Pereira Barreto.

De imediato, o Prefeito Joãozinho e a Secretária Municipal de Educação, Maria José Carneiro, determinaram que as aulas da Rede Municipal de Ensino serão suspensas a partir da próxima semana, segunda-feira (23). As aulas nesta semana são facultativas, ou seja, os pais e responsáveis pelos alunos podem ou não levar seus filhos às escolas, porém, a recomendação é para se evitar aglomerações. Nesta semana, a intenção da Administração Municipal é que os pais e responsáveis se adequem para o período em que as aulas ficarão suspensas.

A decisão de suspender as aulas segue a decisão do Governo Estadual, que na última sexta-feira (13), por meio do Decreto Estadual nº 64.862, suspendeu gradualmente as aulas nas escolas da Rede Estadual de Ensino. A medida baseia-se na necessidade de evitar aglomerações e reduzir o volume do transporte público para prevenir a disseminação do novo coronavírus e assim, evitar a sobrecarga dos sistemas de saúde.

Até sexta-feira (20) as escolas continuarão funcionando normalmente, com todos os diretores, professores e funcionários, com atividades de orientação para alunos e responsáveis que desejarem participar. A merenda será servida normalmente e o transporte escolar será mantido. Serão desenvolvidas atividades escolares para os alunos que comparecerem às escolas. Durante esta semana não será computada a falta do aluno.

Vale ressaltar que a Secretaria Estadual da Saúde orienta a não deixar crianças e jovens sob os cuidados de pessoas com mais de 60 anos, pois estes constituem grupo de risco em caso de contágio com o coronavírus.

Em Pereira Barreto, nesta segunda-feira (16) a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que existe um caso suspeito de contaminação por Covid-19 no município. Trata-se um de um adolescente de 13 anos, que teve contato com uma prima nos dias 29 de Fevereiro e 1 de Março, vinda da Espanha. O adolescente será submetido a teste nesta tarde e encontra-se isolado em casa, na região de atendimento da UBS do bairro Jardim Ipê.

Ao longo das próximas horas e durante os próximos dias, a Prefeitura Municipal irá atualizar como cada secretaria irá trabalhar, bem como as atividades envolvendo a população. A Administração Municipal lançou em seu site uma página especial com o intuito de informar a população sobre o Coronavírus – Covid-19. O informativo mostra o que é, como tratar e como se prevenir da doença. O endereço da página site  www.pereirabarreto.sp.gov.br/coronavirus, o internauta encontrará todas as informações referentes ao assunto, através de um clique no banner fixado na HOME do Portal da Prefeitura, o usuário será direcionado para a página informativa.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto ainda pede a toda a população para evitar a propagação de falsas informações sobre casos de Covid-19 nas redes sociais, e salienta que todas as informações oficiais serão publicadas no site da Prefeitura Municipal.