Mudanças na educação infantil foram discutidas durante o Planejamento Escolar 2.020

A implementação do Currículo Paulista busca um planejamento pedagógico mais eficiente.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou no último dia 27, reunião junto aos professores e gestores da Rede Municipal de Ensino dando início ao planejamento do ano letivo de 2020 Reuniram-se na Casa da Cultura “Aristeu Custódio Moreira”. O tema foi “BNCC e Currículo Paulista” com a PALESTRANTE:  Profª Drª. Maria Regina dos Passos que desenvolveu brilhantemente o conteúdo. A efetivação da BNCC é o que nos afeta diretamente nesse momento. É o primeiro planejamento levando em conta o currículo paulista que enfatiza garantir às crianças, competências   e nos remete a pensar caminhos para garantir:

– que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas, garantindo integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças, respeitando suas singularidades e as diferentes relações que elas estabelecem com os conhecimentos, assim como a natureza das mediações de cada etapa”.

“Torna-se necessário estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação tanto para as crianças quanto para os docentes, de modo que a nova etapa se construa com base no que a criança sabe e é capaz de fazer, em uma perspectiva de continuidade de seu percurso educativo”.

O Currículo Paulista foi construído de forma colaborativa, envolvendo profissionais da Educação das redes municipais, estadual e privada de ensino, que contribuíram com saberes, procedimentos, reflexões e experiências a respeito da prática docente nos diferentes componentes curriculares.

O planejamento pautado na implementação do Currículo Paulista  é a alavanca para  um planejamento pedagógico eficiente, é importante dar início a esse processo a partir da análise dos resultados do ano anterior, momento em que a equipe de profissionais da educação efetua a avaliação do que deu certo e errado, de acordo com as ações do último plano. A educação é um fator que deve ser pensado e construído por meio de processos. Afinal, exerce um papel de fundamental importância em nossa sociedade, contribuindo na aquisição dos conhecimentos e na formação de cidadãos mais conscientes. Por isso, o planejamento pedagógico é uma das ferramentas essenciais para a obtenção de um processo educacional democrático e eficiente.

Biografia:

Maria Regina dos Passos Pereira possui graduação em Biologia pela Faculdade de Filosofia e Letras São Leopoldo (1985). Em Pedagogia pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras de Registro (1994). Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019). De 2011 a 2014, participou do Projeto Internacional DIGIT-M-ED, financiado pelo Marie Curie Actions. É integrante do Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividade no Contexto Escolar (LACE) e participa do Projeto de Extensão DIGIT-M-ED/Brasil: Transformando o ensino-aprendizagem pelos múltiplos meios. Ainda, trabalha como formadora de professores, coordenadores, diretores e formadores de formadores para instituições de ensino, públicas e particulares. Atua como Formadora na Editora Moderna e no do Instituto Elos. Coordenou a Elaboração do Curso de Estágio Probatório dos diretores recém-ingressantes da rede estadual paulista e faz parte do Comitê da Base Nacional Comum Curricular do Estado de São Paulo.

5- Encerramento: planejar é estudar, organizar, coordenar, ações a serem tomadas para a realização de uma atividade visando solucionar um problema ou alcançar um objetivo