Membros do Conselho Municipal de Assistência Social passaram por capacitação nesta semana

Capacitação foi realizada na sede do CRAS de Pereira Barreto.

Os Conselheiros do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), representantes das Entidades não governamentais que compõe a rede Socioassistencial de Pereira Barreto e profissionais das equipes do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializada da Assistência Social) e Gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social, participaram nesta semana, na sede do CRAS, de uma capacitação especial.

A capacitação teve por objetivo contribuir para o entendimento da Política de Assistência Social a partir da PNAS, NOB SUAS, NOB RH, Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, aprimoramento das ações do CMAS e instrumentalizar os conselheiros municipais sobre suas atribuições e competências.

No encontro, os presentes puderam acompanhar as atribuições do Conselho Municipal de Assistência Social, de acordo com a PNAS e NOB SUAS; a Lei do SUAS, bem como a Organização da Política de Assistência Social; os benefícios eventuais e o papel do CMAS na definição de critérios, regulamentação; a articulação dos Serviços, dos Programas de Transferência de Renda (Bolsa Família, Ação Jovem, Renda Cidadã e Viva Leite) e os benefícios de cada um; o papel da Instância de Controle Social do Programa Bolsa Família e os desafios do Conselho Municipal na efetivação do Controle Social.

O segundo encontro da capacitação será realizado no dia 8 de Maio.