Formação sobre Educação Integral na Educação Infantil de Pereira Barreto foi realizada durante essa semana

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta semana, o tradicional HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) para os professores da Rede Municipal de Ensino Infantil com o tema sobre “Educação Integral”. A capacitação foi realizada em todas as  unidades escolares de educação infantil.  A formação continuada aos professores tem como objetivo principal zelar pela qualidade do ensino oferecido às crianças para que consigam o conhecimento necessário em busca de uma vida com sucesso.

O encontro  teve como premissa principal “Educação Integral como concepção educativa para o desenvolvimento integral”.Quando o que se defende é a concepção de Educação Integral, a escola é concebida como espaço de produção de conhecimento, pesquisa,construção de valores, participação coletiva e desenvolvimento da autonomia de alunos e profissionais. Assim, a construção do currículo torna-se uma oportunidade de pensar“ Quem somos?” e como contamos as histórias sobre quem somos por meio de práticas de construção de conhecimento (de competências, de habilidades, de comportamentos e de valores).Na perspectiva da Educação Integral busca-se que o processo de construção do conhecimento seja o mais possível autoconsciente e suportado por um processo de reflexão e autoavaliação coletivo. Não basta que as crianças se desenvolvam e ampliem suas capacidades individualmente, mas que se fortaleçam na capacidade de compartilhar critérios e linguagens comuns para avaliar e auto avaliar suas aprendizagens.

A finalidade desses encontros é articular os diversos segmentos da escola para a construção e implementação do trabalho pedagógico, visando o fortalecimento da unidade escolar, ajudando no replanejamento e avaliação das atividades desenvolvidas em sala de aula.