EMEB “Com. Hirayuki Enomoto” recebeu o III Encontro da Escola para Pais

Evento foi realizado na noite desta quinta-feira na quadra da unidade escolar.

Da esq. para a dir: o Juiz Ricardo Cunha, o promotor Robson Alves, o Profº Nino Paixão, o promotor Rafael Viana, a Secretária de Educação, Marialba Carneiro e Diretora da EMEB, Silmara MunizA Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto realizou na noite desta quinta-feira (27) o III Encontro da Escola para Pais, um projeto que tem por objetivo promover e fortalecer relações saudáveis e positivas tanto no interior da família como fora dela na formação de verdadeiros cidadãos.

O evento foi realizado na EMEB “Com. Hirayuki Enomoto” e contou com a presença da Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Marialba Carneiro, dos Promotores de Justiça, Dr. Rafael Fernandes Viana e Robson Alves Riberio, do Juiz da Comarca de Pereira Barreto, Dr. Ricardo Cunha de Paula, da Supervisora de Educação, Maria José Carneiro e da Diretora da EMEB, Silmara Vania Muniz da Silva.

O encontro foi aberto com apresentações dos alunos do Projeto de Iniciação Musical e Instrumental. O projeto tem por objetivo desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos, já que as mesmas contribuem para a formação integral do indivíduo, reverencia valores culturais, difundo o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos.

A Diretora da EMEB “Com. Hirayuki Enomoto”, Silmara Muniz, comentou a importância do Encontro Escola para Pais: “o evento é muito importante para o nosso município, sobretudo para nossa escola, com a presença de pessoas tão importantes da sociedade hoje aqui, que vão contribuir para uma educação de qualidade, que é o objetivo do nosso trabalho. Buscamos sempre melhorar o aprendizado dos nossos mais de 500 alunos, mas também contribuir fortemente para a formação de caráter” destacou a diretora.Pais dos alunos

O Dr. José Meciano Filho, doutor em Neurociências pela USP e professor da UNICAMP e PUC/Campinas, chamado por todos carinhosamente de Professor Nino Paixão, trouxe mais uma vez grandes reflexões a todos os presentes, quanto às relações do indivíduo ao longo de sua história, pois estas relações determinarão como será a construção da sua estrutura e personalidade. Ressaltou a importância dos estímulos dados à criança na primeira infância e do desenvolvimento do potencial herdado geneticamente que dependerá das condições do meio em que vive para se desenvolver, chamando a atenção dos presentes para as características de uma criança carente de apego atingindo assim um dos objetivos do III Encontro de Escola Para Pais: ouvir, informar e orientar os pais sobre o desenvolvimento de seus filhos.

A Secretária Municipal de Educação, Marialba Carneiro, também falou mais a respeito da Escola Para Pais: “o projeto tem como objetivo unir mais os pais com a escola nesta tarefa que é educar. Desde o início da nossa Administração, o nosso Prefeito Arnaldo Enomoto, esteve muito preocupado com a formação do caráter, que é essa formação que de fato vai causar a transformação que nós tanto almejamos para nossa sociedade, e por isso trouxemos essa Escola para Pais. Os pais juntamente com as escolas, nesse momento com o apoio do Ministério Público, com o Poder Judiciário, auxiliando-nos nessa tarefa de conscientizar os pais em como educar seus filhos. Educar sem traumas, educar com amor, educar com afeto, enfim, que os filhos realmente tenham referenciais dentro de sua casa, para que possam de fato construir uma sociedade melhor, uma sociedade feliz” ressaltou a Secretária de Educação.

O projeto Escola Para Pais busca possibilitar a manutenção do ambiente familiar saudável e favorável ao crescimento e desenvolvimento de todos os seus membros, ouvir, informar e orientar os pais sobre o desenvolvimento de seus filhos e promover a interação entre família e escola, visando o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo do educando.

A palestra do Profº Nino Paixão

O promotor Robson Alves também discursou no evento