CRAS e Legião Mirim de Pereira Barreto realizaram conferências sobre os Direitos da Criança e do Adolescente

Discussões em grupo tiveram o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A Legião Mirim e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Estância Turística de Pereira Barreto realizaram no mês de Agosto, conferências livres sobre os Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo geral foi de mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), crianças, adolescentes e a sociedade para construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

As atividades contaram com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e foram uma preparação para a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada em Outubro.

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) convoca ordinariamente, a cada três anos, a Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente que visa avaliar e deliberar a política nacional de atendimento dos direitos da criança e do adolescente. As conferências municipais devem ser organizadas no período de Janeiro a Novembro de 2018. As conferências estaduais ocorrerão de Janeiro a Julho de 2019 e a Conferência Nacional acontecerá em outubro de 2019.

A XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente terá como tema central: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências. E terá cinco eixos Temáticos:

Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social;

Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;

Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;

Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;

Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

Visando a preparação dos jovens para a Conferência Municipal que será realizada no mês de Outubro, a Legião Mirim e o CRAS desenvolveram no mês de Agosto Conferências Livres com os adolescentes, para discutir o tema central da conferência com foco no Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes.

Na Legião Mirim, o grupo foi conduzido pela Assistente Social Iriane Gomes Rocha, onde a mesma aproveitou o momento para divulgar e levar informações sobre o que é a Conferência, para que são realizadas e convidá-los a participar, já que são os principais interessados e para exercer a cidadania e seus direitos. Participaram da atividade 24 adolescentes.

No CRAS, os grupos foram conduzidos pelas Assistentes Sociais Patrícia Pereira Rosa Schipa, Daniela Mirelle de Barros Soares, Thaoane Cristina Rodrigues e pela Psicóloga Ana Paula da Silva da Conceição. Foi apresentado ao grupo dados estatísticos sobre homicídios, os tipos de violências com ênfase nas violências sexual e institucional,  taxas crescentes de suicídio entre jovens, proporcionando uma reflexão junto ao presentes sobre os tipos de violências contra crianças e adolescentes também no município de Pereira Barreto. Logo após a reflexão a acerca do tema, os adolescentes foram divididos em pequenos grupos e cada grupo recebeu perguntas referentes ao eixo II, para que os mesmos pensassem em propostas visando mudanças no nosso município referente ao tema. Após as discussões a atividade foi finalizada com a apresentação das propostas dos grupos. Participaram ao todo 32 adolescentes.