CRAS e Legião Mirim de Pereira Barreto realizaram conferências sobre os Direitos da Criança e do Adolescente

 

Discussões em grupo tiveram o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

A Legião Mirim e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Estância Turística de Pereira Barreto realizaram no mês de Agosto, conferências livres sobre os Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo geral foi de mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), crianças, adolescentes e a sociedade para construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

 

As atividades contaram com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e foram uma preparação para a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada em Outubro.

 

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) convoca ordinariamente, a cada três anos, a Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente que visa avaliar e deliberar a política nacional de atendimento dos direitos da criança e do adolescente. As conferências municipais devem ser organizadas no período de Janeiro a Novembro de 2018. As conferências estaduais ocorrerão de Janeiro a Julho de 2019 e a Conferência Nacional acontecerá em outubro de 2019.

 

A XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente terá como tema central: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências. E terá cinco eixos Temáticos:

 

Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social;

Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;

Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;

Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;

Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

 

Visando a preparação dos jovens para a Conferência Municipal que será realizada no mês de Outubro, a Legião Mirim e o CRAS desenvolveram no mês de Agosto Conferências Livres com os adolescentes, para discutir o tema central da conferência com foco no Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes.

 

Na Legião Mirim, o grupo foi conduzido pela Assistente Social Iriane Gomes Rocha, onde a mesma aproveitou o momento para divulgar e levar informações sobre o que é a Conferência, para que são realizadas e convidá-los a participar, já que são os principais interessados e para exercer a cidadania e seus direitos. Participaram da atividade 24 adolescentes.

 

No CRAS, os grupos foram conduzidos pelas Assistentes Sociais Patrícia Pereira Rosa Schipa, Daniela Mirelle de Barros Soares, Thaoane Cristina Rodrigues e pela Psicóloga Ana Paula da Silva da Conceição. Foi apresentado ao grupo dados estatísticos sobre homicídios, os tipos de violências com ênfase nas violências sexual e institucional,  taxas crescentes de suicídio entre jovens, proporcionando uma reflexão junto ao presentes sobre os tipos de violências contra crianças e adolescentes também no município de Pereira Barreto. Logo após a reflexão a acerca do tema, os adolescentes foram divididos em pequenos grupos e cada grupo recebeu perguntas referentes ao eixo II, para que os mesmos pensassem em propostas visando mudanças no nosso município referente ao tema. Após as discussões a atividade foi finalizada com a apresentação das propostas dos grupos. Participaram ao todo 32 adolescentes.

 

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]