Câmara Municipal faz devolução de R$ 50 mil a Prefeitura Municipal para investimentos em Saúde

Presidente do Legislativo, José Aparecido da Silva, conseguiu levantar o valor com três meses de economia na Câmara Municipal.

O Prefeito da Estância Turística de Pereira Barreto, Joãozinho, recebeu na manhã desta quarta-feira (1) uma devolução de R$ 50 mil da Câmara Municipal de Vereadores. O Presidente da Câmara Municipal, José Aparecido da Silva, o popular Dega, anunciou que está fazendo essa devolução, fruto da economia dos cofres do Legislativo em três meses de gestão a frente da Casa de Leis.

Acompanhado dos vereadores Daniel Rodrigues da Silva e Sandro Henrique dos Santos, o Presidente entregou o cheque ao Prefeito Joãozinho e solicitou que o valor fosse investido na área da Saúde, por conta da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus. O Prefeito Joãozinho repassou o valor imediatamente às mãos da funcionária da Secretaria Municipal de Saúde, Cristina Tanaka e para o médico regulador da Secretaria, Igor Pereira. O valor será destinado para complementar compras de insumos de proteção (EPI) e equipamentos contra a pandemia.

Aproveitando a oportunidade, o médio Igor Pereira, elencou ao Prefeito Joãozinho e aos vereadores as últimas ações adotadas na Santa Casa e na Secretaria Municipal de Saúde no âmbito da Saúde Municipal. Na Santa Casa, as cirurgias eletivas foram canceladas, mas as de emergência foram mantidas, estas medidas foram tomadas para não expôr os pacientes. Além disso, o médico relatou que a Santa Casa tinha apenas 4 respiradores e dois estavam quebrado, mas já foram enviados para os reparos e foram adquiridos mais 3 respiradores, em um investimento de R$ 106 mil para esta compra.

Com isso, a Santa Casa passará a contar com 7 respiradores, sendo que um ficará reservado para cirurgias de emergência e os outros seis serão utilizados para o uso com os pacientes em caso de insuficiência respiratória. Na unidade, também estão sendo criados leitos de Unidade Semi-intensiva, além da compra de dez novas bombas de infusão medicamentosa e a aquisição de mais três monitores multiparâmetros.