Prefeitura Municipal realiza benfeitorias no Terminal Rodoviário “Comendador Toshio Tanaka”

Dentre as melhorias realizadas no local estão a pintura, adequação dos sanitários e a instalação do letreiro que deu nome ao terminal.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto realizou diversas obras de melhoria no terminal rodoviário. A Equipe Municipal de Obras realizou a instalação de novas torneiras e a substituição de vasos sanitários no local, além de outras benfeitorias como a pintura do local, reparos na rede elétrica e hidráulica.

Outro ponto que chamou a atenção foi a instalação do letreiro e da placa que dá nome ao local, que passa a se chamar a partir de agora de Terminal Rodoviário “Comendador Toshio Tanaka”, de acordo com a Lei Municipal Nº 4.749, de 4 de Setembro de 2019, de autoria do vereador Carlos Alberto de Almeida Salles.

Toshio Tanaka, nascido em Junho de 1932, na cidade de Kurume, província de Fukuoka, no Japão, era filho de Hisatoshi e Shimae Tanaka, emigrou e desembarcou no Brasil em Março de 1935 e junto com os pais seguiram para a comunidade denominada “Ideal”, que fica localizada entre a 2ª Aliança e Pereira Barreto.

Em 23 de junho de 1958 casou-se com Mituko Tanaka, com quem teve tr~es filhos: Wilson Nobtoshi Tanaka, Cristina Tizuko Tanaka Oga e Juraci Masatoshi Tanaka. Em 1963, naturalizou-se brasileiro e assim adquiriu a cidadania brasileira. Em 1966, mudou-se da comunidade Ideal para Pereira Barreto, desenvolvendo a atividade agropecuária. Como líder da Associação de Moços de Pereira Barreto, participou da Diretoria Central da Associação de Japoneses.

Em 1971, trabalhou arduamente e concretizou a unificação das diversas associações de japoneses, das escolas de língua japonesa e dos grupos de jovens em torno da associação cultural. Em 1975, tornou-se presidente da Associação Cultural Esportiva de Pereira Barreto, a ACEP.

Em 1977, como lembrança do cinquentenário da fundação de Pereira Barreto, projetou a construção da nova sede da ACEP. Em 1981, inaugurou o Clube dos Idosos com o o objetivo de confraternizar e divertir os mais velhos. Este clube atualmente é conhecido como “Meijukai”. Em 1982, trabalhou para a construção da Igreja Higashi Hongwanji de Pereira Barreto.

Em 1988, ano dos 60 anos da fundação de Pereira Barreto, a área esportiva da ACEP foi transferida para atual localização, próximo a Praia Municipal “Pôr do Sol”, construindo pista de atletismo com campo de futebol, campo de beisebol, campo de gueitebol e complementando com pista de Bon-Odori, com área de lazer na beira do lago e plantio de árvores nativas, transformando em parque de passeio. Assim, foi concretizado o Centro Poliesportivo da ACEP.

Além das merecidas citações, Toshio Tanaka presidiu a Escola de Língua Japonesa, o Departamento de Sumô por diversas vezes e além disso, fez parte da diretoria nos diversos mandatos. Na atividade agropecuária familiar esteve sempre presente e atuante e assim contribuiu para o desenvolvimento e melhoramento da sociedade local.

Em 30 de Maio de 2007, recebeu do Governo Japonês a comenda da “Ordem do Sol Nascente Raio de Prata”. Faleceu em 27 de Abril de 2013, aos 80 anos de idade.