Educação Municipal participa de Congresso da “Somos Educação” em São José do Rio Preto

Evento teve discussões sobre temas inovadores e as atuais mudanças no cenário educacional.

No último dia 28 de Julho, a equipe da Educação Municipal de Pereira Barreto participou do congresso “Redes Municipais e Educação” evento apresentado pela rede Somos Educação. Participaram do evento Professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental juntamente com seus Coordenadores Pedagógicos e Supervisores Educacionais.

Foi um dia de troca de experiências onde se discutiram temas inovadores e as atuais mudanças no cenário educacional como a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) do MEC, apresentada pela palestrante Cleusa Repulho, sendo abordado as principais mudanças e a importância da Base como uma das estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para melhorar a educação básica.

No decorrer do dia foram apresentadas várias oficinas como “Avaliação externa, memória e cognição” com o palestrante Prof. Jorge Cascardo, onde foram evidenciados a memória como um dos principais fatores no processo de cognição e as possíveis adequações no processo pedagógico a partir dos resultados das avaliações externas como Prova Brasil, PISA e simulados.

A oficina de “Leitura compartilhada: um caminho significativo para a compreensão de textos” ministrada pelo professor Thiago Ferigati, como uma das estratégias para auxiliar o aluno no processo de construção da sua proficiência leitora, o leitor proficiente decodifica as palavras que compõem om texto escrito e também constrói sentidos de acordo com as condições de funcionamento do gênero em foco, mobilizando para isso um conjunto de saberes.

“A construção da Prática pedagógica na alfabetização”, ministrada pela professora Eliete Bevilacqua, sabemos que durante o processo de alfabetização precisamos garantir práticas eficientes. Partindo desse pressuposto discutiu-se como organizar uma boa rotina de leitura e escrita e como propor intervenções de qualidade favorecendo o avanço das crianças.

Foram também abordadas a oficinas de “Práticas Pedagógicas e o desenvolvimento Matemático” pela professora Débora Oliveira e a de “História do corpo em Movimento” pelo professor Bruno Fisher. Temas de relevância para a formação continuada da equipe municipal que contribuirão para a aprendizagem dos alunos de Pereira Barreto.

educacao rio preto 01 b08b1

educacao rio preto 02 ff8df