Educação Infantil inicia projeto “Construindo Música”

Com o objetivo de conectar e dar voz as crianças brasileiras que desejam transformar o mundo à sua volta, o Construindo Música promove a educação musical de uma forma divertida.

Os professores de educação infantil das EMEIS, professores de música e professores das oficinas de Arte da Rede Municipal de Educação iniciaram no último dia 07, o Projeto “Construindo Música” online que  tem como temas centrais a musicalização infantil, prevista na Lei nº 11.769, que, desde 2008, torna obrigatório o ensino de música no ensino fundamental e a preservação do meio ambiente. Desde a sua criação, em 2014 o projeto já beneficiou 200 escolas e milhares de estudantes.

Reaproveitar, expressar e aprender. O projeto Construindo Música tem como objetivo formar professores da rede pública e estimular o desenvolvimento cognitivo e socioemocional infantil por meio da música. A iniciativa une iniciação musical e educação ambiental de forma divertida, criativa e sensível, em que as crianças fabricam e aprendem a tocar instrumentos feitos a partir de materiais cotidianos reutilizados e não-convencionais, o que contribui com a criatividade, coordenação motora, expressão oral e corporal, capacidade de concentração, raciocínio lógico e, ainda, estimula a interação social.

Adaptado para o formato online, por conta da quarentena, o Construindo Música é um projeto incentivado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultural do Ministério da Cidadania e executado pela Evoluir em parceria com a EDP e Secretaria Municipal de Educação de Pereira Barreto. O projeto é dividido em etapas, sendo que, nesse momento, os educadores estão recebendo os primeiros módulos do curso de formação e, nos próximos dias, terá início o acompanhamento técnico-pedagógico, que funcionará como um enriquecimento à formação continuada dos educadores, apoiando-os, também, na elaboração de atividades para as crianças durante o período de quarentena. Ao todo, cinco escolas da rede pública de participam do projeto, envolvendo cinquenta educadores e beneficiando um potencial de, aproximadamente quatrocentas crianças.

Os encontros de formação funcionam, também, como uma oportunidade para os professores refletirem sobre suas práticas pedagógicas, e trazem diversas atividades práticas para orientar a sua replicação junto aos estudantes. As escolas contempladas foram: EMEI ASSUMPTA SCATENA GARCIA, EMEI EMÍLIA, EMEI TIA NASTÁCIA, EMEI SÍTIO DO PICA PAU AMARELO e EMEI MARQUÊS DE RABICÓ. Todos os participantes receberam um kit de materiais de apoio, contendo o guia do educador, que apresenta todo o projeto pedagógico, além de livros e instrumentos musicais infantis, como agogô, bloco sonoro, ganzá, campanela, surdo infantil, pandeiro e triângulo. Com metodologia alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Construindo Música afirma o compromisso com a formação humana integral, inclusiva e voltada para o respeito, preservação da natureza e direitos de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Por isso, o processo de ensino-aprendizagem reconhece e reforça que os aspectos socioemocionais e cognitivos não devem estar separados.

“A educação precisa ser construída para além da instituição escola, engajando toda a comunidade escolar, pais e familiares. Nosso propósito é mobilizar essas pessoas para um novo olhar sobre o desenvolvimento infantil, de forma integral e multidisciplinar. E a música é uma ferramenta essencial para perceber o mundo e ampliar o conhecimento”, afirma a coordenadora de projetos educacionais da Evoluir, Julia Cimionatto.