Aplicação do SAEB 2017 acontecerá nesta terça-feira, 31, em escolas da rede municipal de ensino de Pereira Barreto

A maior edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) começou na segunda-feira, 23. Até 3 de novembro, as provas de Língua Portuguesa e Matemática serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para 6.569.728 alunos, de 73.684 escolas, localizadas em 5.570 municípios brasileiros. A aplicação dura um dia e todas as instituições estão previamente agendadas. Em Pereira Barreto acontecerá no próximo dia 31, nas EMEBs Profª Celda Mello Oliveira, Com. Hirayuki Enomoto e Profª Maria Elza de Aguiar Domingues, para os alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental.

Os instrumentos do Saeb incluem, ainda, Questionários do Aluno, do Diretor, do Professor e da Escola. É esse olhar para fatores associados ao desempenho dos alunos que faz do Saeb uma avaliação mais adequada para as instituições de educação básica brasileiras. Seus instrumentos permitem a avaliação do desempenho dos estudantes; e também das condições de trabalho dos professores e da estrutura da escola.

Para aferir o desempenho dos estudantes, as condições de trabalho do corpo docente e a estrutura da escola, o Saeb coleta dados cognitivos e contextuais. Ao contextualizar os resultados dos estudantes na realidade da escola, o Saeb permite uma avaliação mais adequada da instituição de ensino. “Pela primeira vez elas terão um olhar externo, e gabaritado, como medida da qualidade do ensino que oferecem. Útil para a reflexão de professores e coordenadores pedagógicos, o Saeb é ainda um bom instrumento de gestão”, defende Maria Inês.

Saeb – As provas aplicadas pelo Saeb 2017 são denominadas Prova Brasil e seus resultados, acompanhados dos dados de fluxo escolar em cada escola, apurados pelo Censo Escolar, compõe o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado a cada dois anos. Ao unir o desempenho dos alunos no Saeb aos dados de fluxo escolar do Censo Escolar, o Ideb fornece informações sobre a qualidade do ensino oferecido nas escolas brasileiras. Com as evidências trazidas por ele, as escolas e os sistemas poderão formular ou reformular suas políticas educacionais em busca constante pela melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino.

aplicacao do saeb 2017 026b5