Membros do Conselho Municipal de Turismo reuniram-se nesta quinta-feira

Reunião foi realizada na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

Os membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) reuniram-se nesta quinta-feira (18) pela manhã, na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, para debater assuntos pertinentes a promoção e a fomentação das políticas voltadas ao turismo de Pereira Barreto.

Sob o comando do Presidente do COMTUR, Sr. Gilberto Tozzeti Junior, a reunião contou com a presença dos seguintes membros: Ana Lúcia Milanez, Paulo Conte Xavier, Elias Vieira da Cruz Neto, Carlos Alberto Galvão Sobral, Alessandro Satin de Moura, Patrícia de Fátima da Silva Miranda, Marcos Antônio Thereza, Neusely Ribeiro Soares Pereira, Armindo Yoshio Kussuda, Roberto Antônio da Silva, Marcelo Basílio Payá, Ana Maria L. Okajima, Cleusa Rita S. Dias e Tadeu T. Iwata.

O primeiro assunto discutido foi o City Tour, foi realizado de 13 de Agosto a 4 de Setembro, um projeto realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivo conduzir crianças das escolas municipais aos pontos turísticos e monumentos históricos, narrando a história de cada um, ressaltando sua importância e relevância nos dias de hoje. Ao todo, 553 crianças participaram do projeto. O City Tour objetiva realizar um trabalho de base, estimulando as crianças à preservação do Patrimônio Histórico Local, dos pontos turísticos e despertando a consciência ambiental.

O segundo tema discutido foi a realização de um Festival Gastronômico na cidade de Pereira Barreto, com o objetivo de fortalecer a gastronomia popular do município, divulgar os bares, restaurantes e lanchonetes, estimular na população o consumo na indústria alimentícia, impulsionar o turismo regional, estimular as boas práticas de atendimento, higiene e manipulação de alimentos e eleger o melhor prato de Pereira Barreto e o melhor petisco. O projeto está em fase inicial, e alguns parceiros já foram conseguidos como as Faculdades Integradas Urubupungá (FIU), o SEBRAE e a ACITA. Serão realizadas visitas nos estabelecimentos voltados à gastronomia da cidade, para convidá-los à participar do evento que está programado para acontecer em Novembro, entre os dias 10 e 15.

Os estabelecimentos participantes concorrerão com um prato ou petisco e a população da cidade que consumir o prato receberá uma cédula de votação para dar notas ao prato ou petisco. O estabelecimento também receberá a visita de uma comissão julgadora para avaliação do prato ou petisco e ao final da semana será realizado um evento final para comunicar os ganhadores. Primeiro, segundo e terceiro lugares das duas categorias (Prato e Petisco) serão premiados com troféus.

Os membros do COMTUR também falaram sobre a Feria Municipal, ressaltando a nova data que ela acontece, às quartas-feiras, parabenizando os idealizadores do novo dia da feira.

O último assunto abordado foi a Press Trip, que é a divulgação dos atrativos turísticos da cidade, feitas por jornalistas especializados que trabalham em jornais e revistas de grande circulação do Estado de São Paulo, ligados ao Turismo, Gastronomia e Hotelaria, composto por um grupo de pessoas, realizado pela APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), e foi lembrado que as datas da visita dos jornalistas à cidade de Pereira Barreto será de 20 a 23 de Novembro, com um total de 07 jornalistas: 05 jornalistas de veículos de comunicação diferentes e 02 jornalistas da APRECESP.

A próxima reunião do COMTUR foi marcada a próxima para o dia 15 de Outubro de 2014