Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Pereira Barreto segue atuante mesmo com a pandemia do novo coronavírus

O SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) de Pereira Barreto, voltado para crianças de 6 a 15 anos, é um serviço socioassistencial que em Pereira Barreto é executado através de parceria da Prefeitura com a AERFAC (Assosicação Educacional e Recreativa FACMOL) e está localizado na Avenida Brasil nº 667.

O SCFV tem como foco proporcionar um espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e dos adolescentes.

Considerando o cenário atual de enfrentamento a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, desde Março, a Secretaria Municipal de Assistência Social tomou as providências junto as unidades para reorganização das ofertas com vistas a prevenção e proteção dos usuários e trabalhadores.

No dia 18 de Março, foi publicado o Decreto Municipal Nº 5.357, suspendendo a realização das atividades coletivas presenciais, e desde então, à partir das orientações estaduais e federais, a Secretaria Municipal de Assistência Social também vem realizando as recomendações junto as unidades para reorganização do planejamento das atividades objetivando manter a oferta regular do atendimento aos usuários de cada Serviço.

O Centro de Convivência atende atualmente 82 usuários, e antes da pandemia as crianças e adolescentes frequentavam a unidade de segunda-feira a sexta-feira no período da manhã ou da tarde. Com o reorganização do planejamento a equipe do Centro de Convivência passou a desenvolver as atividades de maneira remota e periodicamente as crianças e adolescentes recebem materiais para a realização das atividades socioeducativas.

A entrega do material tem sido realizada em parceria com a EMEB Celda Mello de Oliveira onde a maior parte dos usuários estudam e acessavam o SCFV de forma integrada com a Escola, já os usuários do Serviço que estudam em outras escolas fazem a retirada do material na própria unidade do SCFV.

As atividades socioeducativas com temáticas diversificadas são desenvolvidas duas vezes por semana pelas educadoras sociais com orientações e interação com os usuários através do aplicativo WhatsApp, por meio de conversas, vídeos e chamadas de vídeos. E uma vez por semana os oficineiros de música elaboraram aulas de musicalização, na modalidade canto coral, que são trabalhadas através de vídeo aula.

A Secretaria Municipal de Assistência Social ressalta que ainda não há uma previsão de retorno das atividades coletivas presenciais nos Serviços de Assistência Social, mas que de acordo com o Decreto Federal Nº 10.282/2020, a Assistência Social foi considerada como serviço essencial no período da pandemia, desta forma as entidades que executam serviços e programas de assistência social atendendo as medidas de proteção e prevenção continuam executando suas atividades e atendimento aos usuários.