Secretaria Municipal de Assistência Social orienta pais e responsáveis a redobrarem cuidados com bebês e crianças durante a pandemia do coronavírus

Profissionais do Programa Criança Feliz também estão orientando os pais e responsáveis quanto às medidas de prevenção.

A Secretaria Municipal de Assistência Social através dos profissionais do Programa Criança Feliz, estão orientando pais e responsáveis por bebês e crianças quanto aos cuidados durante a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus. Nunca é demais lembrar: os cuidados para evitar o coronavírus valem para todos. Bebês e crianças menores de 2 anos não devem usar máscara, eles podem acabar se sufocando. Lave sempre bem as mãos com água e sabão antes de pegar nos bebês, depois disso, o carinho está liberado.

Com relação as crianças maiores de 2 anos é necessário o uso da máscara. Explique com carinho e de um jeito que elas entendam por que é importante se proteger. E não esqueça de usar a sua máscara também. O exemplo é importante para as crianças.

Informações sobre o Programa Criança Feliz, entre em contato pelo telefone (18) 3704-3110 ou pelo WhatsApp (18 ) 99725-8457.

O Programa Criança Feliz foi instituído por meio do Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, e alterado pelo Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018, de caráter intersetorial e com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

O Programa Criança Feliz tem como objetivos:

– Promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância;

– Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais;

– Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade;

– Mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem;

– Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

O Criança Feliz tem como público prioritário:

1. gestantes, crianças de até 3 (três) anos e suas famílias inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CADÚnico;
  2. crianças de até 6 (seis) anos e suas famílias beneficiárias do BPC – Benefício de Pr5estação Continuada;
  3. crianças de até 6 (seis) anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A principal ação do Programa Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares. As visitas são ações desenvolvidas pelos visitadores na residência da família incluída no programa. Elas representam uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida e, por isso, favorecem um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas de intervenção singulares, pertinentes a cada realidade.