Secretaria Municipal de Assistência Social orienta gestantes a redobrarem cuidados durante a pandemia do coronavírus

Profissionais do Programa Criança Feliz também estão orientando as gestantes quanto às medidas de prevenção.

A Secretaria Municipal de Assistência Social através dos profissionais do Programa Criança Feliz estão orientando as gestantes quanto aos cuidados durante a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus. Nunca é demais lembrar: os cuidados para evitar o coronavírus valem para todos, inclusive para as grávidas.

Quando precisar sair de casa, não se esqueça de usar a máscara para se proteger do coronavírus. Para se prevenir, além de sempre lavar as mãos com água e sabão (até a altura dos punhos), procure manter uma distância de pelo menos 1 metro de qualquer pessoa. Também evite tocar olhos, nariz e boca.

Quando for tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com um papel, um lenço ou com o braço (na altura do cotovelo dobrado), e não com as mãos. Evite abraços, beijos e apertos de mão. Também procure separar seu copo, prato e talheres. Limpe bem com água e sabão objetos e superfícies que muitas pessoas tocam. Ações como conversar, fazer carinho na barriga ou cantar para o bebê estão liberadas! É bom para o desenvolvimento dele e para aproximar mais vocês.

Você é gestante e está no Cadastro Único? Entre em contato pelo telefone (18) 3704-3110 ou pelo WhatsApp (18 ) 99725-8457

O Programa Criança Feliz foi instituído por meio do Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, e alterado pelo Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018, de caráter intersetorial e com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

O Programa Criança Feliz tem como objetivos:

– Promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância;

– Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais;

– Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade;

– Mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem;

– Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias

O Criança Feliz tem como público prioritário:

1. gestantes, crianças de até 3 (três) anos e suas famílias inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CADÚnico;
  2. crianças de até 6 (seis) anos e suas famílias beneficiárias do BPC – Benefício de Pr5estação Continuada;
  3. crianças de até 6 (seis) anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A principal ação do Programa Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares. As visitas são ações desenvolvidas pelos visitadores na residência da família incluída no programa. Elas representam uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida e, por isso, favorecem um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas de intervenção singulares, pertinentes a cada realidade.

Devido a situação da pandemia do Covid-19, os visitadores não estarão realizando as visitas domiciliares, entretanto eles estarão realizando contato com as famílias com perfil para inclusão programa, via telefone. Neste contato, as famílias serão informadas sobre os objetivos do programa e como serão realizados os atendimentos.

Dúvidas referente ao Programa Criança Feliz, as famílias poderão ligar na Secretaria Municipal de Assistência Social pelo telefone (18) 3704-3110 ou pelo WhatsApp (18 ) 99725-8457.