Equipe do CRAS desenvolveu ações de conscientização e combate ao coronavírus junto aos beneficiários dos programas Viva Leite e de distribuição de alimentos

Ações foram desenvolvidas nos pontos de distribuição dos programas.

A Secretaria de Assistência Social de Pereira Barreto não tem medido esforços para dar continuidades as ofertas de atendimento à população em estado de vulnerabilidade, e através do equipamento de proteção social básica CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) que, durante a pandemia, tem realizado ações de prevenção e cuidados para combate ao Covid-19, atendimentos como benefícios eventuais de alimentação, atendimentos presenciais na unidade e remotos, atividades remotas aos grupos coletivos para manter os vínculos de convivência já estabelecidos com as famílias que frequentavam presencialmente a unidade.

A equipe do CRAS desenvolveu uma ação de orientação e prevenção ao Covid-19 às famílias beneficiárias do Viva Leite, realizando o monitoramento das medidas de distanciamento e uso de máscaras durante as entregas nos pontos descentralizados no município, e entrega de máscaras para cada família.

Outra medida foi a ação de barreira promovida pelo CRAS na Secretaria Municipal de Agricultura durante a entrega dos alimentos oriundas da distribuição de alimentos da CONAB, com objetivo de orientação e prevenção ao Covid-19. Na ocasião, foram entregues uma máscara a cada família e panfleto de orientação devidamente embalados e seguindo as medidas de proteção.

Em tempos de pandemia e isolamento social existem alguns serviços que não podem parar. São indispensáveis ao atendimento das necessidades da comunidade, e que, se não atendidos, colocam em perigo a sobrevivência da população. Alguns exemplos logo surgem à mente como a saúde e a segurança pública. Porém, existem outras atividades consideradas essenciais e o Governo Federal determinou, por meio de decreto.

O objetivo de ter as atividades essenciais determinadas por decreto é impedir que uma eventual paralisação dos serviços prejudique a aquisição de bens e de insumos destinados ao enfrentamento do Covid-19, o novo coronavírus. As medidas adotadas têm como propósito a garantia e a continuidade de serviços indispensáveis à população. Ao serem classificados como essenciais, as atividades e serviços podem continuar em operação mesmo durante restrição ou quarentena em razão do vírus.