CREAS de Pereira Barreto realiza ações de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa

Compartilhe:

Data é celebrada todo dia 15 de Junho e busca transmitir a conscientização, o cuidado e o respeito à pessoa idosa.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Pereira Barreto está realizando neste mês de Junho ações em alusão ao Dia Internacional de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho. No primeiro semestre deste ano, houve a progressiva notificação de casos de coronavírus (Covid-19) em estados e municípios brasileiros, num cenário de pandemia mundial, em que as autoridades político-governamentais locais adotaram medidas sanitárias e restritivas como o isolamento social para prevenção da disseminação e mortalidade. Dessa maneira os idosos se encontram muito fragilizados pois são considerados a população de maior risco e são privados de sua liberdade de ir e vir.

No entanto, de acordo com Mirian Goldenberg, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ao invés de proteção, os idosos são muitas vezes alvos de discursos discriminatórios. São vistos como estorvo, inúteis, desnecessários e invisíveis. De fato, a exclusão do idoso sempre existiu, mas em uma situação em que o idoso se encontra vulnerável, a situação se agrava.

Portanto, a mensagem a ser transmitida é a de cuidado e respeito. Ligue para eles, faça atividades com eles em casa. Permita que eles se sintam vivos, úteis, amados e cuidados. Pense no idoso como se fosse você amanhã.

Lembrando que a unidade de referência de atendimento a esse público é o CREAS que mantém o funcionamento das 7h às 13h, na rua General Osório nº 1550. Os telefones de contato do CREAS são (18) 3704-4853 e (18) 99647-4597 (WhatsApp). Estão mantidos os atendimentos presenciais apenas para situações de violência e emergenciais.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *