Com encerramento da Banda Ira!, 18º Festival de MPB chega ao seu fim na noite deste sábado

Catorze músicos irão se apresentar na final do festival, que terá início às 20h na Praça da Bandeira “Com. Jorge Tanaka”.

O 18º Festival de MPB da Estância Turística de Pereira Barreto chega ao seu fim na noite deste sábado (18), a partir das 20h, na Praça da Bandeira “Com. Jorge Tanaka”. A segunda noite do festival foi realizada na noite desta sexta-feira (17), com a apresentação das 14 músicas restantes e o encerramento ficou por conta da cantora Claudia Romano, em show oferecido pelo SESC, apoiador do evento. Com isso foram definidos os 14 finalista do Festival de MPB, que irão se apresentar na noite de hoje. O encerramento do festival ficará a cargo da icônica banda Ira!, que irá trazer grandes seus grandes sucessos para o palco do 18º Festival de MPB.

Os catorze finalistas, bem como a ordem de apresentação de cada um, foram definidas nesta sexta-feira. Confira a ordem e os finalistas, através do link: https://www.pereirabarreto.sp.gov.br/noticias/cultura/ordem-de-apresentacao-dos-musicos-do-18o-festival-de-mpb-ja-esta-definida

A Prefeitura Municipal está realizando a transmissão do 18º Festival de MPB ao vivo pela internet, de todas as apresentações e dos shows de encerramento de cada dia. Pelo segundo ano consecutivo, qualquer pessoa em qualquer parte do planeta com conexão à internet poderá acompanhar o festival.

Instantes antes do início do Festival, a transmissão já estará disponível para aqueles que acessarem o site oficial da Prefeitura, através do link: https://www.pereirabarreto.sp.gov.br/mpb. O link também será compartilhado no Facebook oficial da Prefeitura Municipal de Pereira Barreto. Além disso, o festival também poderá ser assistido por quem tiver o aplicativo oficial do Festival de MPB de Pereira Barreto, o appMpb.

O 18º Festival de MPB contará com quatro níveis de premiação: Categoria Nacional, Melhor Música Local, Melhor Intérprete Local e Aclamação Popular, com os seguintes valores:
– Categoria Nacional:
1º Lugar – R$ 6 mil
2º Lugar – R$ 4 mil
3º Lugar – R$ 2 mil
– Melhor Música Local “Prêmio Maria Helena Miguel Kassin”: R$ 1,5 mil
– Melhor Intérprete Local “Prêmio Elisa Igi”: R$ 1,5 mil
– Aclamação Popular “Troféu Clóvis Guerra”: R$ 1 mil.

Através do Setor de Tecnologia da Informação, a Prefeitura Municipal desenvolveu um aplicativo especial para o 18º Festival de MPB: é o appMpb. O aplicativo para smtarphones encontra-se disponível gratuitamente para download para os sistemas operacionais Android e web app para iOS. Para fazer o download do aplicativo, basta acessar a página da Prefeitura Municipal sobre o Festival de MPB www.pereirabarreto.sp.gov.br/mpb e clicar em “BAIXAR”.

Automaticamente, o site irá identificar qual o sistema operacional está sendo utilizado e, se o usuário estiver utilizando um smartphone com Android, será aberta a tela da Play Store para o usuário fazer o download. Caso o sistema operacional seja o iOS, o web app abrirá automaticamente.

O appMpb traz tudo sobre o festival, desde todas as músicas que serão apresentadas no evento até a transmissão em tempo real, quando o festival tiver início nesta quinta-feira (16). No aplicativo, é possível escutar as músicas participantes deste festival, bem como na tela “Rádio” ouvir canções de festivais anteriores.

Dentro do aplicativo, o internauta também poderá dar notas às músicas participantes do 18º Festival de MPB de Pereira Barreto. Os participantes da votação irão concorrer a três camisetas oficiais do festival e um DVD da banda Ira!. A música que tiver a melhor avaliação será escolhida como a vencedora do Prêmio de Aclamação Popular.
A premiação leva o nome do renomado radialista Clóvis Guerra, que apresentou diversos festivais de MPB de Pereira Barreto, além de outros pelo país. Nome certo no festival de Pereira Barreto, Clóvis Guerra faleceu em Agosto de 2018, porém seu nome será sempre lembrando como um dos personagens mais marcantes da Música Popular Brasileira.

Resgatado por volta dos anos 2000, o Festival de MPB de Pereira Barreto tornou-se um dos maiores do país e tem por finalidade aprimorar e desenvolver a cultura musical, incentivar a Música Popular Brasileira, valorizar os adeptos da música, descobrir novos talentos e aumentar o intercâmbio artístico-cultural.