Alunos da EMEB “Prof.ª Maria Elza de Aguiar Domingues” participaram de atividade para celebrar o Dia da Árvore

Data foi celebrada na última segunda-feira e tem como objetivo principal a conscientização a respeito desse importante recurso natural.

Os alunos da EMEB “Prof.ª Maria Elza de Aguiar Domingues” participaram nesta terça-feira (22) de uma atividade especial para celebrar o Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de Setembro.

Os alunos, orientados pelos seus professores, plantaram diversas mudas de árvores ao redor da escola municipal. A atividade buscou despertar nas crianças o senso de preservação desse importante recurso natural.

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e foi escolhida em razão do início da primavera, que teve início nesta quarta-feira (23) no hemisfério Sul do planeta.

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira.

Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.

Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.

Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que os atos do presente afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.