Unidades básicas de Saúde de Pereira Barreto encerraram Campanha Outubro Rosa com várias ações

Ações foram realizas durante o mês de Outubro e visaram conscientizar às mulheres em relação ao Câncer de Mama e Câncer de Colo de Útero.

Nos últimos dias, as unidades básicas de saúde da Estância Turística de Pereira Barreto realizaram várias ações de encerramento do Outubro Rosa. Durante todo o mês de Outubro as UBS se mantiveram decoradas com o tema e as equipes intensificaram as orientações a respeito da saúde das mulheres.

Na UBS “Valter Gatti”, no bairro Nova Veneza, foi realizado um café da manhã com palestra de profissionais multidisciplinares e as mulheres presentes ao evento ainda receberam uma consultora de beleza. Foi uma manhã considerada muito agradável pelas presentes, principalmente pelas orientações inerentes à prevenção ao Câncer de Mama e Câncer de Colo de Útero.

Na última quarta-feira (30 de Outubro) foi realizado um evento organizado na Academia de Saúde no bairro Jardim Paraíso. Foi uma manhã com muitas informações e orientações, que contou com a presença do Dr. Eduardo Tamashiro, Médico da Saúde da Família da UBS “Celestino de Caravalho, no bairro Jardim Ipê, que ministrou uma palestra com o tema sobre Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer e Mama. O evento contou também com uma palestrou da Educadora Física, Camila Ribeiro, que orientou as mulheres presentes sobre os benefícios dos exercícios físicos na prevenção ao Câncer.

Já na UBS “Dr. Nildo Neri de Oliveira”, no bairro COHAB, os profissionais realizram um evento com palestras com Profissionais Multidisciplinares. A paciente Maria Lucia Alcântara da Silva narrou sua luta contra o Câncer de Mama, motivando e encorajando as mulheres presentes à realizarem todos os exames de prevenção. A equipe da UBS organizou um Café da Tarde especial para todas as presentes.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre o câncer de colo do útero. O encerramento da Campanha se deu com palestras e Teatro e com o apoio dos Servidores, Mulheres Acácia (Maçonaria), População e Comércio Local as Unidades serviram um farto café a todos os presentes.

Vale ressaltar que os exames Preventivos (Papanicolau), são realizados por meio de um convênio com o Hospital de Câncer de Barretos – Hospital de Amor. Todas as coletas são enviadas ao Hospital que realiza os diagnósticos e em caso de alterações a mulher é encaminhada para exames complementares e possível tratamento. A adesão das mulheres na realização do exame é fundamental para a manutenção deste importante convênio.