Semana Mundial de Amamentação destaca a importância do leite materno na vida dos bebês

O leite materno deve ser o único alimento a ser oferecido para crianças até o sexto mês de vida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde o leite materno deve ser o único alimento a ser oferecido para crianças até o sexto mês de vida podendo essa oferta ser prolongada até dois anos ou mais.

Não existe leite fraco. O leite materno contém todos os nutrientes que a criança precisa e é suficiente para promover um crescimento adequado e saudável. Estudos indicam que durante a amamentação a criança avisa ao corpo da mãe quais são os nutrientes que ele mais necessita e o organismo da mãe tende a produzir um leite mais rico nesses nutrientes. Se você deu à luz a um bebê pré-maturo não se preocupe, seu leite será produzido também de acordo com as necessidades do seu filho, ou seja, não existe alimento mais específico e adequado para o seu filho do que o leite materno.  Recomenda-se ofertar o leite materno em livre demanda, ou seja, sempre quando a criança mostrar indícios de que está com fome. Quanto mais você amamentar, mais leite será produzido.

O leite materno é a única fonte de imunoglobulinas que são consideradas fatores de proteção, as imunoglobulinas são responsáveis por grande parte da proteção do bebê contra infecções. Um bebê alimentado com o leite materno significa um bebê com mais resistência e menos propenso a ficar doente.

Já é fato no meio científico que crianças que foram amamentadas com leite materno pelo período adequado apresentam maior desenvolvimento cognitivo e motor, ou seja, apresentam mais facilidades de coordenação e de aprendizagem.

A amamentação também propicia diversos benefícios à mãe: diminui depressão pós-parto, ajuda na recuperação (perda) de peso, aumenta o vínculo entre mãe e filho, diminui o risco de câncer ginecológico, de hemorragia pós-parto e anemia, e também é considerado um contraceptivo natural.

No momento da amamentação procure ficar calma e confiante, pensamentos negativos atrapalham a saída do leite. Procure amamentar em ambientes calmos e que lhe tragam conforto, olhe nos olhos do seu filho, o acaricie. Todos os sentimentos positivos ajudam na saída do leite.

O leite de vaca não e recomendado para crianças menores de 6 meses de vida pois este é de difícil digestibilidade podendo causar desconforto gastrointestinal como cólicas ou diarreia, pode induzir anemias por causar pequenos sangramentos na criança, não apresenta os fatores de proteção que o leite materno contém, é um custo maior no orçamento familiar e pode induzir alergias alimentares e intolerâncias se introduzido precocemente na alimentação das crianças. Segundo a organização mundial de saúde, o leite de vaca só deve ser introduzido após o sexto mês de vida.

Em casos que se não recomenda o aleitamento materno temos a opção de fórmulas infantis industrializadas que apresentam uma composição semelhante porém não idêntica ao leite materno, devendo ser utilizado apenas quando há contraindicação aleitamento como por exemplo mães infectadas pelo vírus HIV. Lembrando que não há substituto ideal para o leite materno.

Em caso de dúvidas ou dificuldades procure um médico ou nutricionista.