Segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Influenza teve início nesta segunda-feira

Campanha vai até o dia 20 de maio e está sendo realizada em todas as UBS de Pereira Barreto.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto deu início nesta segunda-feira (9) à segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a gripe influenza (H1N1 e outros). A vacina, fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é destinada a segmentos da população identificados como grupos de risco, que podem apresentar maior possibilidade de complicações em decorrência do vírus. A primeira etapa da campanha teve início no dia 30 de abril.

Houve uma antecipação na campanha de vacinação neste ano, porém a situação em Pereira Barreto não é de surto ou de epidemia. A vacinação será realizada até o dia 20 de maio nas Unidades Básicas de Saúde com Equipe Saúde da Família de Pereira Barreto, nos horários normais de funcionamentos das UBS, ou seja, das 7h às 17h.

Nesta segunda etapa, serão vacinadas as pessoas com comorbidades e os outros profissionais de saúde.

As pessoas que estão acamadas ou não têm condições de se locomover devem solicitar a vacinação em casa, agendando com a UBS onde estão cadastradas.

Além do vírus A (H1N1), a vacina visa a proteger a população contra outro vírus, o tipo A (H3N2) e contra um dos vírus tipo B. A vacina também diminui o risco de outras doenças que podem aparecer junto com a gripe, como a pneumonia.

Todos os trabalhadores de saúde dos hospitais públicos e privados, bem como os serviços de urgência, também serão vacinados, situação que ajuda a proteger a população e a diminuir a circulação do vírus.

As pessoas com doenças crônicas devem procurar a UBS em que está cadastrado. Caso o acompanhamento seja realizado em serviço privado para receber a vacinação deverá apresentar receita médica.

Além da vacinação, há uma série de medidas de proteção que todas as pessoas classificadas nos grupos de risco ou não devem observar para proteger sua saúde e dos demais, e estão relacionadas ao cuidado pessoal e de ambiente. Entre elas, destacam-se:

– Lave as mãos frequentemente, com água e sabonete, principalmente antes das refeições, antes  de  tocar  os  olhos,  boca  e  nariz. Da mesma maneira, após tossir, espirrar, assoar o nariz ou usar o banheiro.

– Evite tocar nariz, boca e olhos após ter contato com superfícies com maior risco de contaminação, tais como: corrimões, superfícies de ônibus, trincos de portas, telefones, teclados  de computadores  etc.,  pois  o  vírus  da Influenza  penetra  e  infecta  o  organismo  pelas  vias respiratórias.

– Ao tossir ou espirrar, deve-se cobrir o nariz e a boca com lenços descartáveis. Caso não haja lenço ou toalha de papel disponível, é preferível cobrir o nariz e a boca com a manga da camisa do que fazê-lo com as mãos.

– Evite compartilhar copos, canudos, toalhas, talheres, alimentos, canetas, brinquedos, celulares, maquiagem, batom etc.

– Evite frequentar ambientes públicos, como shoppings, cinemas, igrejas, feiras, supermercados por pelo menos sete dias após os sintomas de gripe.

– Procure um serviço de saúde, se você apresentar sintomas de gripe, com febre súbita e tosse, acompanhada ou não de dor de garganta.