Secretariado Municipal visita Unidade de Atenção Psicossocial, no bairro COHAB

Compartilhe:

Visita teve por objetivo apresentar trabalhos desenvolvidos no local.

Dando continuidade à programação das festividades dos 91 anos da Estância Turística de Pereira Barreto, foi realizada na manhã desta segunda-feira (5), uma visita técnica no novo local de atendimento da UAPs (Unidade de Atenção Psicossocial). A novo ponto de atendimento da UAPs, foi instalado no antigo local da UBS da COHAB, localizado na rua Yukio Akyama, nº 380, naquele bairro.

O UAPs conta atualmente com uma boa estrutura física para o atendimento realizado aos seus usuários com salas de reunião, de descompressão aos funcionários, de ambiente coletivo, de psicologia, de observação de enfermagem, de convivência, de materiais recicláveis para atividades, de produtos de limpeza, e também banheiros com acessibilidade.

Além da estrutura física a UAPs conta com uma equipe é composta por 1 psiquiatra, 4 psicólogos, 1 assistente social, 1 enfermeira, 1 auxiliar de enfermagem, 1 técnica de enfermagem e 1 auxiliar administrativo.

Atualmente, a UAPs realiza cerca de 150 atendimentos por mês e desenvolvem várias atividades como a de pintura em telas e tecidos, bordados, crochê e biscuit. Os materiais para as atividades realizadas pela UAPs são oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde e por voluntários.

Os atendimentos individuais feitos através da UAPs, continuam sendo agendados conforme encaminhamentos das unidades básicas de saúde. Nos serviços também há atendimentos em grupo sem a necessidade de encaminhamento. São eles:

– Grupo para pessoas com problemas referentes ao uso de álcool e/ou outras drogas: todas as terças e sextas-feiras às 11h30.

– Grupo de família, para lidar com o sofrimento envolvendo problemas familiares: todas as quartas-feiras, às 15h.

– Grupo de apoio, para lidar com o sofrimento do indivíduo: todas as quintas-feiras, às 14h.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *