Secretaria de Saúde pede ajuda a população para o Combate à Dengue

Números de notificações aumentam a cada dia, e já é preocupante

A Secretaria Municipal de Saúde de Pereira Barreto solicita a população que intensifiquem os cuidados com os seus imóveis. Todo cidadão deve ser responsável por manter seus quintais e terrenos limpos e livres de recipientes que possam vir a acumular água.

Várias ações de combate a proliferação do mosquito Aedes Aegypti vem ocorrendo em nossa cidade, somente neste ano dois mutirões de limpeza foram realizados, através do Limpa Geral, agentes de saúde realizam suas atividades incansavelmente sempre orientando a população, notificando e aplicando penalidade de multas em locais com irregularidades,  ações educativas são realizadas em escolas e em locais estratégicos, além da administração de inseticida (nebulização) nas localidades onde vem ocorrendo as notificações.

Vale ressaltar que a nebulização não pode ser realizada desordenadamente para que os mosquitos não se tornem resistentes ao inseticida.

Diante do cenário atual, com o aumento de casos confirmados, o Prefeito Municipal João de Altayr Domingues autorizou a contratação emergencial de uma empresa terceirizada para a aplicação do inseticida inicialmente em 800 imóveis (locais com alta incidência de casos), podendo este número ser ampliado conforme a evolução dos casos. Com a terceirização do serviço, os Agentes de Vigilância em Saúde poderão atuar com maior rigor, realizando notificações e multas em locais que apresentem criadouros do mosquito. Equipes da SUCEN de Andradina e Araçatuba também estarão na cidade a partir da próxima semana para auxiliar no combate, e a Secretaria Municipal de Saúde através dos agentes comunitários farão um arrastão neste sábado dia 15, afim de orientar, notificar e se necessário lavrar multas a proprietários de imóveis ou terrenos que forem detectados focos de criadouros do mosquito.

Aos primeiros sintomas tais como: febre, dor de cabeça, dores no corpo, prostração, manchas avermelhadas na pele, dor nos olhos, o indivíduo deve procurar atendimento médico imediatamente. Repouso e hidratação são extremamente importantes para o paciente com suspeita de Dengue.

Pessoas portadoras de doenças hematológicas (no sangue), Diabetes, Hipertensão e doenças que afetam a imunidade do indivíduo são mais suscetíveis ao agravamento da doença.

O Poder Público não pode ficar sozinho nesta batalha, assim a população deve participar das ações e ajudar ao combate do Aedes Aegypti.

Dengue dói, Dengue mata! Juntos somos mais fortes.

dengue 3edd4 3e21a