Prefeitura Municipal realiza exame Papanicolau em todas as UBS

Exame é uma forma de prevenção ao câncer de mama.

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto realiza em suas UBS o exame do Papanicolau, ou seja, o exame preventivo do Câncer. É gratuito e de grande importância à nossa saúde.

O exame do Papanicolau, ou seja, o preventivo do câncer, é o método utilizado  para  verificar alterações nas células cervicais. Estas alterações que podem ser detectadas são chamadas de displasia cervical e podem se transformar em câncer se não forem descobertas e tratadas em tempo hábil.

As mulheres, principalmente as sexualmente ativas, devem se submeter a um exame preventivo no mínimo uma vez ao ano. O seu médico recomendará a frequência com que o exame será feito baseado nos seus fatores de risco para desenvolver câncer cervical.

Fatores estes, tais como:

– Se ao fazer algum exame do Papanicolau perceber alterações.

– Iniciou a vida sexual em idade muito precoce.

– Teve ou tem muitos parceiros sexuais.

– Você ou seu parceiro tem tido infecções genitais.

– Teve câncer de vulva ou vagina.

–  É fumante.

– Se seu sistema imunológico for fraco porque já foi submetido a transplante, ou porque você toma drogas que enfraqueçam o sistema imunológico ou porque tem AIDS dentre outros fatores de risco.

Após os 65 anos de idade seu médico poderá não mais pedir o exame do preventivo do câncer,  caso os dois últimos exames que forem feitos num período de cinco anos tiverem sido negativados. Porém um exame físico continua sendo muito importante por outras razões de saúde, inclusive para tornar possível o descobrimento de um câncer de mama e de vulva, pois se essas doenças forem descobertas em fase inicial há uma grande possibilidade do desenvolvimento do câncer ser combatido através de um tratamento simples.

Procure a sua Unidade de Saúde e agende o seu exame preventivo do câncer. Todas as nossas UBS estão disponíveis e preparadas para atendê-las e dar-lhes todas as orientações necessárias para você realizar o seu exame com segurança, sigilo e eficácia.