Prefeitura Municipal iniciou as atividades da Campanha Novembro Azul nesta semana

A chance de cura do câncer sobe para 90%, se detectado no início.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto iniciou nesta semana as ações da Campanha Novembro Azul, que buscam orientar a população masculina sobre o câncer de próstata. Preconceito, falta de informação, ideias equivocada: estas são algumas das características do comportamento masculino quando o assunto é saúde, sobretudo quando envolve a próstata. O assunto é delicado, todos sabemos. Por isso, surgiu a ideia de desenvolver uma Campanha especialmente voltada ao esclarecimento do tema e quebra de paradigmas, para mudar de vez o cenário nacional, que traz números cada vez mais alarmantes sobre o Câncer de Próstata.

A UBS III “Dr. Dermival Franceschi” – Centro de Saúde, recebeu a equipe municipal de saúde, que orientou os homens com diversas atividades. O evento teve início com o Dr. Rodrigo (médico da unidade) orientando os homens presentes sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e como é a doença. Em seguida, a assistente social do NASF (Gisele) e a nutricionista do NASF (Nayara) falaram sobre a importância de se cuidar e alimentação adequada para a prevenção do câncer de próstata. Dando sequência no evento, foram realizados pela enfermeira da unidade (Aila Favaro) testes rápidos para a detecção do vírus HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Para finalizar, foi oferecido pela equipe para os homens presentes um café para saudá-los pelas presenças.

A próstata é uma glândula que os homens possuem. Tem, em média, de 25 a 30 gramas, e se assemelha a uma castanha. Está localizada abaixo da bexiga e na frente do intestino. Ela é responsável pela produção de 1/3 do sêmen. O câncer acontece quando há uma multiplicação anormal das células da próstata. Se não for descoberto logo no início, essas células podem se espalhar para outros órgãos. Para evitar essa disseminação, é importante o diagnóstico precoce. A cura do câncer só é possível quando o tumor encontra-se restrito ao órgão.

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e de acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, estão previstos 60.180 novos casos da doença no Brasil em 2012.

As causas do câncer de próstata ainda são desconhecidas. Embora apareça em homens com mais de 65 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até dez vezes se já houve algum caso de câncer de próstata na família, como pai ou irmão. Outros fatores, como o estilo de vida, alimentação inadequada à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem interferir no surgimento da doença.

Este é um tipo de câncer que demora a se manifestar, exigindo exames preventivos com frequência para não ser descoberto em estado avançado e potencialmente fatal. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.

O toque retal, que é rápido e indolor, mostra se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como a dosagem de PSA (antígeno prostático) no sangue e a biópsia, que é a retirada de fragmentos da glândula para análise. A partir dos resultados, o urologista poderá dar o diagnóstico correto.

Conforme o tumor cresce, há dificuldade de urinar; o jato de urina fica mais fraco; aumenta a frequência das micções, especialmente à noite; há dor ou ardência no ato de urinar ou na ejaculação; e um pouco de sangue pode aparecer na urina ou no sêmen. Em uma fase mais avançada, pode causar dores nos ossos, infecções generalizadas e até insuficiência renal.

Fique atento aos sinais que o seu corpo dá! A maioria dos sintomas do câncer de próstata são notados no momento de urinar, como dificuldades de micção, dores e sangramentos. Pode trazer também dificuldades de ereção e ejaculação.

Os tratamentos devem ser individualizados, levando-se em conta a idade, o estadiamento do tumor, o grau histológico, o tamanho da próstata, as comorbidades, a expectativa de vida, os anseios do paciente e os recursos técnicos disponíveis. As opções mais utilizadas disponíveis são a cirurgia, a radioterapia e a radioterapia externa. Fique atento! Procure a UBS mais próxima para maiores orientações.