Prefeitura Municipal firma parcerias com empresas e instituições de ensino para ampliar a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo

Dia D da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo será realizado neste sábado em todas as UBS de Pereira Barreto.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Educação Permanente e Gestão Participativa, firmou parcerias com instituições de ensino e com empresas para ampliar a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O foco desta segunda etapa são os adultos e jovens entre 20 a 29 anos, faixa etária que acumula o maior número de casos confirmados de sarampo em todo país, de acordo com o último boletim epidemiológico. A vacina ainda protege contra rubéola e caxumba.

A Chefe do Serviço de Educação Permanente e Gestão Participativa, Keila Fukao, realizou contatos com gestores da ETEC “Centro de Paula Souza”, das Faculdades Integradas Urubupungá (FIU), do Depósito União e do Proença Supermercados para que as profissionais da Equipe de Vacinação da Secretaria Municipal de Saúde realizassem a aplicação das vacinas em alunos das escolas e nos colaboradores das empresas.

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, em Pereira Barreto, ocorre até este sábado (30), dia que será realizado também o Dia D da campanha, onde todas as Unidades Básicas de Saúde do município estarão abertas da das 8h às 16h, para realizar a aplicação da vacina.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Pereira Barreto, cerca de 3.900 jovens ainda não se vacinaram, nesta faixa etária de 20 a 29 anos de idade. A Prefeitura Municipal ressalta que as pessoas devem comparecer as UBS para realizara a avaliação da carteirinha de vacinação, mesmo que tenha uma dose já aplicada. A Secretária Municipal de Saúde ressalta que o foco entre crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade continua e que os pais devem levar as crianças dentro da faixa etária para receber a vacina.

Devem tomar a vacina contra o sarampo quem ainda não tomou as duas doses da vacina na infância e na adolescência e quem não tem certeza se já tomou as duas doses, deve tomar uma dose extra. As pessoas que se encaixem em um dos perfis abaixo devem consultar seu médico antes de tomar a vacina:

– Gestantes

– Pessoas com baixa imunidade ou gripadas

– Pacientes em tratamento contra o câncer

– Pacientes portadores de doenças que derrubam o sistema imunológico, como a AIDS, doença altamente contagiosa