Prefeitura Municipal de Pereira Barreto divulga casos de Leishmaniose Visceral no município

Os dados são referentes até o mês de Agosto deste ano.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Equipe da Secretaria Municipal de Saúde, realizou levantamento referente à Leishmaniose Visceral no período de Janeiro a Agosto do corrente ano sendo registrados 266 caos positivos da doença em animais e 1 em humano, o qual que recebeu o tratamento e passa bem.

Quando ocorrem casos em humanos uma busca ativa é realizada na localidade onde mora o paciente, esta ação é realizada com o objetivo de observar se possuem cães na localidade com sintomas, bem como constatar se há outras pessoas com sintomas sugestivos. A situação do imóvel também é avaliada, e se houver locais com acúmulos de lixo, matéria orgânica, o morador é notificado para realizar a limpeza.

A Prefeitura orienta o morador que se perceber que seu cão apresenta perda de peso, queda pelos, crescimento das unhas, conjuntivite, ele deve procurar o CCZ  (Centro de Controle de Zoonoses) para realização de exame. O Telefone do CCZ de Pereira Barreto é 3704-4786.

A atual administração vem tomando todos os cuidados para diminuir os casos no município com projeto de contenção onde são utilizadas caçambas para recolher materiais orgânicos e de vegetação que são hospedeiros do mosquito transmissor da doença, também os agentes de saúde monitoram diariamente os bairros em busca de localizar pontos que podem trazer riscos.

ccz 01 0124f

ccz 02 d059a