Prefeitura Municipal conta com programa de descarte correto de medicamentos

O descarte inadequado de medicamentos oferece riscos à saúde de todos.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto dentre várias ações visando a promoção da qualidade de vida da população, conta com um serviço fundamental para evitar riscos à saúde de todos: o descarte correto de medicamentos. A Administração Municipal recebe remédios vencidos nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Saúde.

A população pode levar para o descarte: medicamentos, agulhas, seringas, lancetas, ampolas de insulina e fitas reagentes. O município após o recebimento destes, encaminha para a coleta apropriada realizada por uma empresa terceirizada onde ocorre a incineração dos mesmos de modo apropriado. Mas é preciso entender alguns pontos sobre o descarte de medicamentos.

Por que sobram medicamentos?

– Dispensação de medicamentos além da quantidade exata para o tratamento do paciente

– Apresentações não condizentes com a duração do tratamento

– Não implantação do fracionamento de medicamentos pela cadeia farmacêutica.

– Interrupção ou mudança de tratamento

Riscos do descarte inadequado de medicamentos

– Riscos à saúde de crianças ou pessoas carentes que possam reutilizá-los.

– Reuso indevido de sobras de medicamentos – reações adversas graves, intoxicações, entre outros problemas.

Segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, o SINITOX, medicamentos ocupam primeiro lugar entre os agentes causadores de intoxicações desde 1996 e causam diversos problemas como:

– Agressão ao meio ambiente

– contaminação da água, do solo e de animais.

As recomendações para o descarte correto de medicamentos são:

– Os medicamentos nunca devem ser jogados no lixo comum;

– Sobras de remédios líquidos nunca devem ser despejadas na pia ou no vaso sanitário;

– Separe os medicamentos vencidos e aqueles que você sabe que não serão mais usados.

Procure a UBS mais próxima para o descarte correto para medicamentos.