Prefeitura Municipal alerta sobre o diabetes

Diversos são os fatores de risco da doença.

Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose, popularmente conhecido como açúcar, para transformá-las em energia a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio insulina interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).  Na verdade, não se trata de uma doença única, mas de um conjunto de doenças com uma característica em comum, que é o aumento da concentração de glicose no sangue.

Há três tipos de diabetes, que é o diabetes Tipo 1, o Diabetes tipo 2 e o diabetes Gestacional.

Na Diabetes tipo I, o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A instalação da doença ocorre mais na infância e na adolescência e a pessoa passa a ser insulinodependente, isto é, passa a receber aplicações diárias de injeções de insulina.

Na Diabetes tipo II, o pâncreas produz a insulina, porém, as células são resistentes à ação da insulina. Esse tipo de diabetes em geral acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade e não há a necessidade de aplicações de injeções de insulina.

Um outro tipo de diabetes, que é o diabetes gestacional, ocorre durante a gravidez e é provocado pelo aumento excessivo de peso da mãe durante a gestação.

Os sintomas do diabetes são a Poliúria, que é quando a pessoa urina demais e, como isso a desidrata, a pessoa sente muita sede;

– o Aumento do apetite;

– Surgimento do hábito de urinar a noite;

-Fadiga;

– Fraqueza;

– Tonturas;

– Perda de peso;

– Alterações visuais;

– Infecções causadas por fungos na pele e nas unhas;

– Feridas, especialmente nos membros inferiores, que demoram a cicatrizar;

– Neuropatias diabéticas provocada pelo comprometimento das terminações nervosas;

– e Distúrbios cardíacos e renais.

Os fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes são a Obesidade (inclusive a obesidade infantil);

– a Hereditariedade;

– a Falta de atividade física regular;

– a Hipertensão arterial, que é a pressão alta;

– os Níveis altos de colesterol e triglicérides;

– os Medicamentos, como os à base de cortisona;

– a Idade acima dos 40 anos (para o diabetes tipo II);

– e o Estresse emocional.

A prevenção do Diabetes Mellitus só pode ser realizada no tipo II e nas formas associadas a outras alterações pancreáticas.

No Diabetes Mellitus tipo II, na medida em que uma série de fatores de risco são bem conhecidos, pacientes que sejam portadores dessas alterações podem ser rastreados periodicamente e orientados a adotarem comportamentos e medidas que os retire do grupo de risco.

Sendo assim, os pacientes com história familiar de Diabetes Mellitus , devem ser orientados a:

– manter peso normal;

– praticar atividade física regular;

– não fumar;

– controlar a pressão arterial;

– evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas.

Essas medidas, sendo adotadas precocemente, podem resultar no não aparecimento do Diabetes Mellitus em pessoa geneticamente predisposta, ou levar a um retardo importante no seu aparecimento e na severidade de suas complicações.

O diabetes é uma disfunção que vem afetando milhões de pessoas ao redor do mundo, podendo ser considerada uma verdadeira epidemia. Fatores hereditários contribuem para o seu aparecimento, mas não se pode esquecer que hábitos alimentares inadequados infelizmente também têm uma grande parcela de contribuição no surgimento da doença. Assim sendo, recomendam-se hábitos alimentares saudáveis, atividades físicas regulares, bem como acompanhamento médico periódico para, se não possível evitar o diabetes, pelo menos controlá-lo. Quero alertar a população para que se perceberem qualquer um dos sintomas relatados anteriormente, procurarem a unidade de saúde mais perto de sua residência.