População deve estar atenta ao surgimento de criadouros do mosquito da dengue

Com a volta das chuvas e das temperaturas altas, população deve estar mais atenta para evitar o surgimento de focos criadouros do mosquito.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto vem combatendo os focos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue. No entanto com a volta das chuvas e das altas temperaturas em Pereira Barreto, s população deve estar atenta aos cuidados no combate a proliferação do mosquito da dengue, redobrando as medidas de prevenção. Os ovos do mosquito duram até um ano mesmo em locais secos.

É importante ficar atento, porque basta um pouquinho de água parada para os ovos eclodirem, e no período de 08 a 10 dias se conclui o ciclo evolutivo do mosquito. É sempre muito importante ficar atento aos Sintomas e Sintomas da doença, que englobam febre alta, dores no corpo e em alguns casos manchas vermelhas na pele. Se ocorrer algum destes sintomas o paciente deverá procurar sua Unidade de Saúde imediatamente.

Além disso, os munícipes podem conferir dicas de combate à dengue através de uma página especial sobre a doença no link: https://www.pereirabarreto.sp.gov.br/dengue/ .

As Equipes de Agentes Comunitários de Saúde e de Vigilância em Saúde permanecem o ano todo com os trabalhos de combate a dengue, visitando casas e acompanhando pontos estratégicos, mesmo assim fica o apelo para que a comunidade faça sua parte evitando o acúmulo de água parada nas residências, uma atitude simples que faz toda a diferença.

Veja dicas importantes de prevenção e combate:

– Não deixe água acumulada;

– Vire todas as garrafas com a boca para baixo, evitando o acúmulo de água dentro delas;

– Feche bem o saco de lixo e deixe-o fora do alcance de animais;

– Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;

– Mantenha a caixa d’água bem fechada;

– Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;

– Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água;

– Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e lave-os com escova, água e sabão uma vez;

– Encha de areia até a borda os pratos das plantas ou lave-os semanalmente com escova;

– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;

– Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.