Pereira Barreto tem 97 casos de dengue confirmados

Número, no entanto, está bem abaixo dos outros anos de pico da doença

O cenário é agravado pela chegada do sorotipo 4 da dengue que apareceu no Estado em 2011 e agora deve aumentar sua circulação

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto informa que, de acordo com dados oficiais, subiu para 97 o número de casos confirmados de dengue no município. O número alarmante, porém, fica muito abaixo dos anos de 2007 e 2010, onde a doença apresentou um elevado aumento no número de casos. O comparativo com estes anos é fundamental e correto, já que a dengue apresenta um caráter cíclico, ou seja, de 3 em 3 anos acontece uma disparada no número de casos devido a esse comportamento da doença, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Em 2007 foram registrados 1175 casos de dengue, já em 2010 houve uma redução para 337 casos. Este ano são 94 casos até o momento, uma redução de mais de 70%. O próximo ano em que poderá ocorrer um aumento no número de casos será o de 2016. Ainda segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde, 244 casos estão sob suspeita de incidência da doença.

Esta queda acentuada no número de casos em relação aos anos de pico só foi possível graças à ação da Prefeitura Municipal, que já esperando o aumento da proliferação do mosquito da dengue, realizou a capacitação das equipes de saúde, a contratação de profissionais, a aquisição de materiais e equipamentos, a organização do trabalho envolvendo todos os setores da Secretaria de Saúde e também de outras Secretarias da Administração Municipal, provocando

Porém cabe aos munícipes também uma grande parcela de contribuição no trabalho de evitar a proliferação da doença através da eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti nas residências e a colaboração com os agentes de saúde que vistoriam as residências, olhando o intra e peridomicílio, outros imóveis e orientando os munícipes quanto às medidas de prevenção e controle, sinais e sintomas da doença e aplicando o inseticida que combate o alado. Nas áreas onde foi realizada a nebulização, não há mais a incubação do mosquito transmissor da dengue.

O gráfico abaixo mostra os números de casos de dengue de 2007 até 2013.

grafico 79261

94 casos de dengue confirmados no município