Pereira Barreto é premiada no XXX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo

Município está entre os 20 melhores trabalhos dentre um total de 600 apresentados.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto voltou a ser premiada na área da saúde. Desta vez o prêmio recebido foi na XIII Mostra de Experiências Exitosas do XXX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que foi realizado na última semana na capital paulista.

O trabalho realizado pela Administração na área de gestão da saúde bucal para os cidadãos foi classificado como um dos vinte melhores na Mostra, dentre 600 que foram apresentados. A experiência exitosa de Pereira Barreto foi apresentada no Congresso pelas servidoras municipais Elaine Giovanini de Araujo e Suzumeiri Yamamoto, representando toda a Equipe Municipal de Saúde. A interlocutora da Saúde Bucal da DRS II de Araçatuba, a Drª. Lúcia Maria Lima Lemos de Melo, também foi fundamental para a conquista do prêmio.

O trabalho realizado pela Prefeitura Municipal foi instituir uma agenda como ferramenta facilitadora da reorganização do processo de trabalho nas Equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família para a melhoria do acesso as ações de saúde bucal e que atendesse as necessidades da população.

A Mostra de Experiências Exitosas busca representar o reconhecimento do mérito dos atores envolvidos e é um incentivo às experiências transformadoras do SUS na gestão municipal. Os trabalhos devem revelar práticas de gestão do sistema e ou cuidado em saúde, que efetivem os princípios norteadores do SUS, ou seja, universalidade, integralidade, equidade, controle e participação social.

A Secretária Municipal de Saúde, Carmem Sílvia Guariente, ressaltou a importância da equipe municipal de saúde: “destaco a participação da Suzumeiri e da Elaine coordenando este trabalho. Destaco também a participação dos dentistas discutindo nas oficinas. E muito importante a participação da Drª Lúcia, dentista, interlocutora da Saúde Bucal da DRS II de Araçatuba, como apoio institucional. Acima de tudo destaco a Administração Municipal, na figura do Prefeito Arnaldo Enomoto, que possibilitou a realização deste trabalho, apoiando e possibilitando os encontros a fim de analisar o trabalho desenvolvido e buscar em conjunto novas possibilidades construídas a partir das necessidades levantadas pela população, pela equipe e de acordo com a diretrizes da Política da Saúde Bucal e da Atenção Básica. Este trabalho não termina aqui, continua através de reuniões periódicas para análise e se necessários reorganizar a fim de cada vez mais aprimorar o trabalho desenvolvido” destacou a Secretária.