Hepatite afeta quase um terço da população mundial

No entanto, a maioria das pessoas portadora não sabe que tem a doença.

A hepatite é uma doença muito menos comentada que doenças infecciosas como a AIDS, mas age silenciosamente e atinge um terço da população mundial, embora a maioria dos portadores não saiba que tem a doença.

Saiba que a hepatite B crônica é uma doença que exige cuidados, porque pode evoluir para cirrose hepática e câncer de fígado (carcinoma hepatocelular).

A maioria dos casos de hepatite B não apresenta sintomas. Mas os sintomas mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Esses sinais costumam aparecer de um a seis meses após a infecção.

Transmissão da hepatite B

O vírus da hepatite B está presente no sangue, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais da pessoa infectada. A transmissão pode ocorrer por via perinatal, isto é, da mãe para o feto na gravidez, durante e após o parto; por via horizontal, através de pequenos ferimentos na pele e nas mucosas; pelo uso de drogas injetáveis e por transfusões de sangue (risco que praticamente desapareceu desde que o sangue dos doadores passou a ser rotineiramente analisado).

As relações sexuais constituem outra via importante de transmissão da hepatite B, considerada uma doença sexualmente transmissível (DST), porque o vírus atinge concentrações altas nas secreções sexuais.

Previna-se

A vacina para a hepatite B é altamente efetiva e esta disponível em todas as Unidades de Saúde para pessoas de zero a 49 anos, praticamente isenta de complicações, podendo causar apenas reações no local.

A proteção é garantida quando a pessoa recebe três doses da vacina. A segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira e, a terceira, seis meses após a primeira.

Portanto é melhor prevenir. Procure a unidade de saúde do seu Bairro e fique imunizado.