Durante a gravidez, as gestantes devem estar atentas à postura corporal e como lidar com ela

Com a gravidez, podem surgir as posturas incorretas, sobrecarregando a coluna vertebral e as articulações.

A gravidez é uma fase de intensas alterações músculo- esqueléticas, onde há a necessidade de grandes mudanças no corpo materno, afim de que haja um bom desenvolvimento do bebê.

O aumento do útero ocasiona alteração no centro de gravidade, projetando o corpo materno mais à frente, aumento da curvatura lombar (parte baixa das costas), provoca um andar com a base mais alargada (pés mais afastados um do outro), aumento da pressão e do peso sobre os músculos do assoalho pélvico.

Dessa maneira, podem surgir as posturas incorretas, sobrecarregando a coluna vertebral e as articulações, o que pode causar dores; sendo assim, manter uma postura correta é fundamental para  que a gestante se adapte às modificações de seu corpo, além de ajudar na execução das atividades da vida diária.

Mas como manter uma postura correta durante a gestação? Confira dicas básicas do dia-a-dia que podem auxiliar as gestantes:

– Levantar da cama: Não se deve levantar da cama com a barriga pra cima; o correto é virar-se de lado primeiro e utilizar os braços como apoio, levando as pernas para fora da cama.

– Sentar: A cadeira ou sofá deve ter sempre um encosto, para que a coluna fique totalmente apoiada.

– Dormir: Deitar preferencialmente de lado, utilizando um travesseiro  sob a cabeça, cuja altura seja  razoavelmente a  dos ombros. Outros travesseiros também podem ser utilizados entre as pernas e para apoiar a barriga.

-Tarefas domésticas que demandam muito tempo em pé: Para lavar louça, roupa ou cozinhar, apoiar um dos pés  sobre uma banquinho ou um suporte, que o deixe mais alto em relação ao outro pé; os pés devem ser alternados a cada 5 minutos.

– Varrer: Usar vassouras e rodos com cabos mais longos, para não se curvar durante a limpeza.

– Levantar objetos: Para pegar objetos do chão, deve- se ajoelhar para evitar dobrar a coluna para frente.

Essas dicas simples e fáceis podem facilitar bastante a rotina da gestante.