Distúrbio mais frequente em mulheres, incontinência urinária não coloca a saúde da mulher em risco

O melhor tratamento da incontinência urinária nas mulheres é a prevenção.

A incontinência urinária é geralmente definida como a saída involuntária da urina, ocorrendo pelo enfraquecimento e/ou atrofia da musculatura do assoalho pélvico. A incontinência urinária classifica-se em vários tipos, sendo que os tipos mais comuns são a de esforço e a de urgência. A primeira pode ser desencadeada por uma atividade física ou um esforço como saltar, tossir, rir, levantar peso entre outros. Já a segunda, ocorre por um desejo de urinar sem controle.

É mais frequente no sexo feminino, fato que se deve às diferenças anatômicas, as consequências dos partos e da menopausa. Na menopausa as alterações hormonais, principalmente a deficiência do estrogênio acentuam a perda da continência, além da falta de exercícios da musculatura pélvica, que irá comprometer a firmeza e a elasticidade dos tecidos musculares.

Não se deve esquecer que a incontinência urinária não coloca a saúde de uma mulher em risco. Seu único impacto diz respeito em partes ao constrangimento social. Atualmente, na mulher jovem, a incontinência pode ser vivenciada de forma dramática, associada a um fenômeno de senilidade precoce, medo de ficar molhada, de cheirar mal, temor de passar a depender da disponibilidade de banheiros para evitar a eliminação involuntária de urina, abandono das atividades esportivas ou ginásticas, modificação dos hábitos vestimentários. Passa a sofrer, então, com dificuldades sexuais, alterações no sono e repouso. Essas mulheres, silenciosamente, têm queda da autoestima, tornando-se deprimidas, angustiadas e irritadas. Frequentemente sentem-se embaraçadas para falar do seu problema.

O melhor tratamento da incontinência urinária nas mulheres é a prevenção e esta deve se iniciar o quanto antes; um treinamento muscular através de exercícios irá manter um bom tônus muscular da pelve e ajudará evitar a incontinência urinária.

Músculos podem ser fortalecidos por exercícios físicos, e os músculos do assoalho pélvico não fogem a regra. Se eles podem ser fortalecidos, certamente é possível evitar seu enfraquecimento, e desta forma, prevenir a precipitação da incontinência urinária e de outras alterações como prolapso genital.

A cinesioterapia do assoalho pélvico é o único método que não possui contraindicações e pode ser realizado individualmente ou em grupo. Trata-se de uma opção simples e barata, porém é preciso motivação para obtenção de bons resultados, uma vez que os exercícios devem ser realizados constantemente e por toda vida.