Com dados informatizados, Prefeitura Municipal melhora a eficiência no combate a dengue

Mapeamento de Pereira Barreto em um sistema de computador permite a Equipe Municipal de Saúde monitorar os casos de dengues no município.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto vem buscando diversas maneiras de melhorar o combate a dengue. Uma das ações engloba a informatização dos dados referentes à doença, bem como planejar melhor as medidas a serem adotadas, como a nebulização e o bloqueio.

A informatização consiste em um mapa de Pereira Barreto construído no formato “xls”, um tipo de extensão de arquivo digital, onde é “alimentado” com os dados coletados pela Equipe Municipal de Saúde, como casos suspeitos e casos confirmados de dengue. Dessa forma é possível ver quais as quadras de Pereira Barreto estão com casos confirmados e suspeitos de dengue, e dessa forma planejar as ações de nebulização, por exemplo.

Esse trabalho começou a ser realizado na UBS da COHAB, como explica o servidor Claudemir Medeiros, do Controle de Vetores: “o princípio de todo o trabalho começou na UBS da COHAB, onde tínhamos um mapa completo de toda a região atendida pela equipe local. A partir deste ano, expandimos para o município inteiro, onde lançamos no sistema os casos confirmados, os suspeitos, onde vamos realizar o bloqueio, a nebulização. O trabalhou tornou-se mais eficiente, estamos diminuindo o número de casos notificados e obtendo sucesso na eliminação dos criadouros e dos alados“ destacou o servidor.

Para visualizar o mapa informatizado da situação da dengue em Pereira Barreto, basta acessar o site especial sobre a doença: https://www.pereirabarreto.sp.gov.br/dengue