CCZ de Pereira Barreto continua disponibilizando doses de vacina contra a raiva

Proprietários de cães e gatos que desejarem vacinar seus animais, devem entrar em contato via telefone para agendamento da vacinação.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto informa que está disponibilizando doses da vacina antirrábica para cães e gatos, conforme disponibilidade de estoque, que foi cedido pelo grupo de Vigilância Epidemiológica. Dessa forma, o munícipe que tenha interesse, deve entrar em contato pelo telefone 3704-4786 para agendamento da aplicação da vacina. No ano de 2019, houve falta no estoque da vacina em todo o país. Até o momento, não há previsão para a realização da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica.

A vacina antirrábica possui validade de um ano após a última aplicação. Portanto, devem estar realizando o agendamento da vacinação, os proprietários que deixaram de levar seus animais na campanha antirrábica no ano anterior ou proprietários de animais com idade superior a quatro meses que não tinham idade mínima no ano de 2020.

O objetivo da vacinação é de erradicar a raiva humana no município através da vacinação de cães e gatos, que são os principais transmissores da doença. Em animais, a doença não tem cura e pode ser transmitida ao ser humano. A raiva é uma zoonose transmitida pelo vírus rábico. A transmissão dá-se por meio da mordedura, arranhadura ou lambedura do animal raivoso. Os cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da doença.