Campanha de Vacinação contra a Influenza teve início no último sábado

Vacinação está dividida em duas etapas e será realizada até o dia 20 de maio.

 

 A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto deu início neste sábado (30) à Campanha de Vacinação contra a gripe influenza (H1N1 e outros). A vacina, fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é destinada a segmentos da população identificados como grupos de risco, que podem apresentar maior possibilidade de complicações em decorrência do vírus. Estes grupos são crianças entre 6 meses até menores de 5 anos de idade; mulheres gestantes e puérperas; idosos com mais de 60 anos; além de pessoas com doenças crônicas, como doenças do coração, diabetes e doenças respiratórias e trabalhadores de saúde.

 

Houve uma antecipação na campanha de vacinação neste ano, porém a situação em Pereira Barreto não é de surto ou de epidemia. A vacinação será realizada até o dia 20 de maio nas Unidades Básicas de Saúde com Equipe Saúde da Família de Pereira Barreto, nos horários normais de funcionamentos das UBS, ou seja, das 7h às 17h.

 

Este ano a campanha está dividida em duas etapas:

 

– 1ª Etapa – até o dia 9 de maio

Serão vacinados as pessoas com 60 anos ou mais de idade, as crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade, os indígenas, as gestantes, as puérperas e os profissionais de saúde que trabalham nos  hospitais e unidades de pronto atendimento públicos e privados e nas Unidades Básicas de Saúde;

 

– 2ª Etapa – a partir de 9 de maio

Pessoas com comorbidades e os outros profissionais de saúde.

 

As pessoas que estão acamadas ou não têm condições de se locomover devem solicitar a vacinação em casa, agendando com a UBS onde estão cadastradas.

 

Além do vírus A (H1N1), a vacina visa a proteger a população contra outro vírus, o tipo A (H3N2) e contra um dos vírus tipo B. A vacina também diminui o risco de outras doenças que podem aparecer junto com a gripe, como a pneumonia.

 

Todos os trabalhadores de saúde dos hospitais públicos e privados, bem como os serviços de urgência, também serão vacinados, situação que ajuda a proteger a população e a diminuir a circulação do vírus.

 

As pessoas com doenças crônicas devem procurar a UBS em que está cadastrado. Caso o acompanhamento seja realizado em serviço privado para receber a vacinação deverá apresentar receita médica. 

 

 

 

 

 

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]