Campanha de Vacinação Contra a Influenza será encerra nesta terça-feira

Compartilhe:

Prefeitura Municipal já vacinou mais de 4900 pessoas.

 

 A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto encerrará nesta terça-feira (31) a Campanha de Vacinação Contra a Influenza. No município já foram vacinadas 4920 pessoas, 84,86% da população que deveria ser vacinada, cumprindo a meta que é de 80%.

 

A vacinação está sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde com Equipe Saúde da Família de Pereira Barreto, nos horários normais de funcionamentos das UBS, ou seja, das 7h às 17h.

 

As pessoas que estão acamadas ou não têm condições de se locomover devem solicitar a vacinação em casa, agendando com a UBS onde estão cadastradas.

 

Além do vírus A (H1N1), a vacina visa a proteger a população contra outro vírus, o tipo A (H3N2) e contra um dos vírus tipo B. A vacina também diminui o risco de outras doenças que podem aparecer junto com a gripe, como a pneumonia.

 

Além da vacinação, há uma série de medidas de proteção que todas as pessoas classificadas nos grupos de risco ou não devem observar para proteger sua saúde e dos demais, e estão relacionadas ao cuidado pessoal e de ambiente. Entre elas, destacam-se:

 

– Lave as mãos frequentemente, com água e sabonete, principalmente antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz. Da mesma maneira, após tossir, espirrar, assoar o nariz ou usar o banheiro.

 

– Evite tocar nariz, boca e olhos após ter contato com superfícies com maior risco de contaminação, tais como: corrimões, superfícies de ônibus, trincos de portas, telefones, teclados de computadores, etc., pois o vírus da Influenza penetra e infecta o organismo pelas vias respiratórias.

 

– Ao tossir ou espirrar, deve-se cobrir o nariz e a boca com lenços descartáveis. Caso não haja lenço ou toalha de papel disponível, é preferível cobrir o nariz e a boca com a manga da camisa do que fazê-lo com as mãos.

 

– Evite compartilhar copos, canudos, toalhas, talheres, alimentos, canetas, brinquedos, celulares, maquiagem, batom etc.

 

– Evite frequentar ambientes públicos, como shoppings, cinemas, igrejas, feiras, supermercados por pelo menos sete dias após os sintomas de gripe.

 

– Procure um serviço de saúde, se você apresentar sintomas de gripe, com febre súbita e tosse, acompanhada ou não de dor de garganta.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *