Campanha de Busca Ativa de Casos Novos de Tuberculose foi realizada em Pereira Barreto

Ações da Secretaria municipal de Saúde diagnosticou e notificou três casos positivos da doença entre os anos de 2012 a 2013

Dia iternacional de Combate a TuberculosaA prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto realizou no período de 04 a 17 de março, a Campanha de Busca Ativa de Casos Novos de Tuberculose no município. Durante a campanha aconteceu a coleta de escarro para realização do exame de baciloscopia, para pessoas que apresentavam tosse por mais de 15 dias.

Dos trabalhos realizados entre os dias 5 a 18 de março de 2012; 4.640 pessoas foram interrogadas quanto à presença dos sintomas respiratórios, sendo 1.062 pessoas interrogadas nas unidades de saúde e 1.572 no domicilio pelos Agentes Comunitários de Saúde da Estratégia de Saúde da Família Municipal. A análise do material coletado (escarro) que está sendo realizado pelo laboratório de Andradina em breve a Secretaria Municipal de Saúde receberá todos os resultados. Entre 2012 a 2013 foram registrado três casos positivos pela Vigilância Epidemiológica sendo que dois já alcançaram a cura e um está em tratamento domiciliar com doses supervisionadas pelos profissionais da Atenção Básica.

Os cidadãos devem ficar atentos aos sintomas: tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, é o principal característica da tuberculose.  Qualquer pessoa com este sintoma deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico. Para atingir a cura, o paciente deve realizar o tratamento durante seis meses, sem interrupção, que é oferecido gratuitamente pelo SUS.

Para a Secretária de Saúde, Carmem Silvia Gariente Paiva, “no Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, precisamos chamar a atenção para a doença como problema de saúde pública. Temos que combinar ações de saúde e estratégias que beneficiem as populações mais vulneráveis à doença, incluindo o trabalho das equipes de saúde da família no atendimento a estas populações” explicou a Secretária de Saúde.

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2010 foram diagnosticados e notificados 6,2 milhões de casos de tuberculose no mundo, sendo 5,4 milhões de casos novos. A Índia e a China representam 40% dos casos notificados e o Brasil está entre os 22 países em desenvolvimento, que concentram 82% dos casos de tuberculose no mundo. Segundo estimativas, cerca de um terço da população mundial está infectada com o Mycobacterium tuberculosis, com o risco de desenvolver a enfermidade.

A tuberculose se tornou prioridade no Sistema Único de Saúde (SUS) e uma das principais estratégias do Ministério da Saúde é a ampliação dos testes para diagnosticar a tuberculose em todo o País. Vale ressaltar que somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.