Secretaria Municipal de Assistência Social realizou reunião de equipe

Todos os funcionários das unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social participaram do encontro.

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na última semana uma reunião com toda a equipe que compõe as unidades operacionais da pasta. Comanda pela Secretária Municipal de Assistência Social, Angélica Dias, a reunião teve como objetivo principal aprimorar o trabalho desenvolvido pela secretaria, bem como pelas unidades públicas de atendimento direto da área de Assistência Social. Fazem parte dessas áreas o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e o CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social).

No encontro, foram tratados sobre diversos assuntos como a organização e as funções de cada Unidade dentro do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) em Pereira Barreto, as ações que são desenvolvidos por cada unidade e também foi realizada a avaliação e levantamento de sugestões da equipe para o desenvolvimento do Plano Municipal de Assistência Social.

A Secretaria Municipal de Assistência Social é a unidade responsável pela gestão da Política Municipal de Assistência Social e sua equipe tem, entre as atribuições, a gestão das parceiras com o Estado e União, das parcerias com as Executoras da Rede indireta e Organizações da Sociedade Civil.

Outra atribuição da secretaria é a gestão financeira e elaboração orçamento, sistemas e informações, ações de Vigilância Socioassistencial, monitoramento e avaliação dos serviços, elaboração de planos e diretrizes, gestão dos programas de transferência de renda e benefícios, além do apoio aos conselhos, como CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), CMI (Conselho Municipal do Idoso) e CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

O CRAS é uma unidade de proteção social básica do SUAS. É a porta de entrada para o acesso das famílias a todos os serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais desenvolvidos pelos Governo Federal, Estadual e Municipal. Já o CREAS é  uma unidade de proteção social especial do Sistema Único de Assistência Social e atende famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

Além disso, em Pereira Barreto, existem atualmente cinco organizações da Sociedade Civil que executam Serviços e Programas na área de Assistência Social, as quais estão referenciadas as unidades do CRAS e do CREAS conforme serviço que executam, compondo assim a a Rede Socioassistencial Indireta.