SAAE de Pereira Barreto: 100% de esgoto tratado

Eficiência no sistema de tratamento de esgoto do município é comprovada através de ações da autarquia.

Desde que assumiu por completo o sistema de esgoto, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto da Estância Turística de Pereira Barreto – SAAE, vem realizando uma série de mudanças que buscam sempre melhorias e a manutenção adequada e eficiente no que diz respeito ao tratamento do esgoto.

O mais importante ponto de todo esse sistema é a Estação de Tratamento de Esgoto, localizada na Rodovia Euclides de Figueiredo. A estação tem capacidade para atender o tratamento de esgoto de até 45 mil habitantes, tornando Pereira Barreto um dos poucos municípios do Brasil que tem 100% de seu esgoto coletado e tratado. A estação conta com duas lagoas, uma anaeróbia, que tem 122 metros de comprimento por 158 metros de largura, e a outra lagoa facultativa, que tem 390 metros de comprimento por 158 metros de largura.

O SAAE realiza análises periódicas nos efluentes das lagoas para comprovar o grau de eficiência das mesmas. A última análise  realizada neste mês, constatou ótima eficiência, que ficou próxima de 95%. Para que a água dos esgotos seja devolvida na natureza de maneira aceitável, esse número deve ser de aproximadamente 80% de eficiência.

Tal eficiência só pôde ser conseguida através da adoção pelo SAAE de uma enzima biológica, um biodegradador que tem como meta acelerar a degradação das gorduras hidrolisadas, provenientes de matérias orgânicas voláteis encontradas nos esgotos, substituindo de forma eficaz o peróxido de hidrogênio, utilizados anteriormente.

O resultado do uso da enzima reduz  algas,o volume de lodo, reduz os parâmetros  DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), o OG (óleo e graxas), o SS (sólidos suspensos), entre outros indicadores da qualidade da água, e também reduz os maus odores.

O SAAE também realiza periodicamente toda a limpeza na Estação de Tratamento, como a retirada de materiais sedimentados na caixa de areia, sobrenadantes, galhos, folhas, roçadas nos taludes, capina química, mantendo o visual e o bom funcionamento das lagoas.