Reunião com o IBGE apresentou dados sobre a produção agropecuária de Pereira Barreto

Reunião com os técnicos do órgão foi realizada na manhã desta terça-feira no Paço Municipal.

Técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estiveram na manhã desta terça-feira (26) na Sala de Reuniões do Paço Municipal da Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto para apresentar dados referentes ao Censo Agropecuário realizado no município. O estudo foi desenvolvido com base em dados coletados ao longo do segundo semestre de 2017 na zona rural de Pereira Barreto.

Segundo os dados, apresentados pelos técnicos Eupídio Souza e Fábio Cezar ao Prefeito Joãozinho e para parte do secretariado do Executivo Municipal, Pereira Barreto conta com 446 estabelecimento agropecuários, que totalizam cerca de 66 mil hectares de terra voltados para produção agropecuária, aproximadamente 68% do território total do município.

Sobre a produção pecuária, são 369 propriedades que criam bovinos, em um total de 37.635 cabeças de gado em Pereira Barreto. Além disso, 203 propriedades possuem galinhas, frangas, galos, frangos e pintos, totalizando 337.904 aves criadas em Pereira Barreto, na zona rural. Outro dado interessante relacionado a criação de aves é sobre a produção de ovos, estimado em quase 7 milhões de dúzias em 88 propriedades.

A aquicultura ainda está em processo de fomento em Pereira Barreto, com 2 estabelecimentos produzindo cerca de 160 mil quilos de peixe no ano. Já na produção de leite de vaca, são 203 propriedades que produzem mais de 4,5 milhões de litros, oriundos de 2.291 animais.

A produção agrícola de Pereira Barreto também foi analisada, onde mostrou uma grande gama de oferta de verduras, frutas, hortaliças, dentre outras. Destacam-se aqui a produção de banana, borracha, limão, alface, couve, milho em grão, soja em grão e cana-de-açúcar com grande destaque.

As estatísticas são oficiais e fundamentais para monitoramento econômico, servindo para orientar projetos, investimentos e políticas públicas. O objetivo é dar transparência às ações realizadas durante o censo no município, promovendo o conhecimento da metodologia e das ações em campo, divulgando informações e engajando a população nos trabalhos de levantamento de dados.