Representantes de Pereira Barreto participaram do Encontro Paulista de Museus Itinerantes do Noroeste

O encontro aconteceu no município de Birigui.

Nos das 26 e 27 de junho, aconteceu no município de Birigui, o EMPI (Encontro Paulista de Museus Itinerantes do Noroeste), para abordar os temas “Infraestrutura e Segurança” e “Gestão e Governança”. Pereira Barreto participou do encontro por meio das representantes Gabriela Gonzaga e Jacqueline Souza, agentes de Cultura do município.

O Evento foi mediado pela representante regional do SISEM (Sistema Estadual de Museus) de São Paulo, Maria Bernadete Garcia Ferreira de Almeida. As palestras com os temas “Infraestrutura e Segurança” foram ministradas pelos profissionais Evandro Ferreira da Silva Jr. (Museu Água Vermelha de Ouroeste), Neide Barrocá Faccio (UNESP), Angelica Fabbri (ACAM Portinari) e Tamimi Borsatto (Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre). Já os temas “Gestão e Governança” foram ministrados pelos profissionais Lidiane Damaceno (Museu Akãm Orãm Krenak, da Terra Indígena Índia Vanuíre), Alessandra Jorge Nadai (Museu Histórico e Pedagógico Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão, de Penápolis) e Leonardo Paschoa (Museu de Paleontologia Pedro Candolo, de Uchôa), desta vez com a mediação de Maria Aparecida Ribeiro, representante regional do SISEM-SP.

No segundo dia do evento as representantes da Secretaria de Turismo e Cultura de Pereira Barreto, participaram na oficina “O design de experiência como estratégia de aproximação dos públicos”, com André Fonseca.

Esteve também presente no evento toda a equipe do SISEM/SP como o senhor Davidson Panis Kaseker Diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus – GTC SISEM-SP e Grupo Técnico de Coordenação do SISEM Luiz Fernando Mizukami eThaís Romão. Além dos representantes da ACAM Portinari: Angelica Fabbri Diretora Executiva e também a presença do senhor Antônio Thomaz Lessa, coordenador da UPPM- Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

O Museu Histórico da Colonização de Pereira Barreto também esteve presente no evento, sendo representado pela Srª Laura Suguimoto.