Projeto Missão Verde premiou alunos da Rede Municipal de Ensino de Pereira Barreto

Premiação foi realizada na última semana na quadra das FIU.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto está promovendo o desenvolvimento do Projeto Ambiental Missão Verde, que visa conscientizar a população em geral sobre a preservação e importância do meio ambiente na vida das crianças. Trata-se de um trabalho de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, SAAE, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Faculdades Integradas Urubupungá (FIU), Colégio XI de Agosto e Ministério Público.

Na culminância do projeto, realizada na última quinta-feira (8), houve a premiação dos participantes de toda a Rede Municipal de Ensino. Estiveram presentes no evento, o Diretor Geral das FIU e do Colégio XI de Agosto, Candido Pinheiro Dias Neto; a professora Cleusa Rita Santana Dias, sócia da AECU; o Diretor Financeiro das FIU, Wilson Alexandrino Filho; o Coordenador Geral das FIU, Ivo Neves; o Juiz de Direito da 2ª Vara Judicial, Dr. Luciano Correa Ortega; a Promotora da Infância e Juventude, Dra. Rita De Cassia Imashita Becca Sakai; a Secretaria Municipal de Educação, Maria José Carneiro; Ruy Bicego, Gerente da Tijoá Energia; o Diretor Do SAAE, Mauro André Martins; o 3º Sargento-Bombeiro Jose David Coffani; os vereadores Cleber Mariani Pinto de Menezes e Antônio Dias Pereira e a Diretora Municipal de Agricultura, Sanda Seki.

O projeto contou com a participação dos alunos e diretoras das escolas municipais de Educação Infantil e também das escolas de Ensino Fundamental. Os alunos da última etapa da Educação Infantil participaram da confecção de desenhos sobre a floresta amazônica e foi sorteado um tablet por unidade escolar e os alunos do 5º ano do ensino fundamental participaram do concurso de redações com o tema “É Hora de Consciência”, com a seguinte premiação: 1º colocado: uma bolsa de estudos integral durante 1 ano;  2º e 3º colocados– 50% de uma bolsa de estudos durante 1 ano. Houve também o sorteio de caixas de som portáteis por escola da zona urbana e rural.

O projeto proporcionou a visitação às carretas de Educação Ambiental com as temáticas “Floresta Amazônica e Vida Marinha”, onde os alunos vivenciaram experiências inéditas conhecendo diversos animais desses ecossistemas, através de atividades lúdicas e interessantes.

A Educação Ambiental é um processo participativo, onde o aluno assume o papel de elemento central do processo ensino/aprendizagem, participando ativamente do diagnóstico dos problemas ambientais e busca soluções, como agente transformador, através de desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizente ao exercício da cidadania.

Pereira Barreto possui a Lei Municipal de nº 3.772 de 04/09/2009, que estabelece um calendário para desenvolvimento dos temas ambientais tais como Dia da Água, Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia do Combate à Poluição e Dia da Árvore, ocasiões em que as unidades escolares desenvolvem atividades para conscientização da comunidade escolar e população em geral. Com o objetivo de ampliar este trabalho de conscientização estabeleceu-se parcerias entre as instituições e foi criado o Projeto “Missão Verde” e na ultima semana foi realizada a culminância de sua primeira etapa.